Paralelamente às construções, um contrato de cerca de R$ 70 milhões está proporcionando serviços de manutenção e reforma em todas as escolas da rede municipal que necessitarem, ao longo do ano.
As obras de construção das 11 novas creches e duas novas escolas do Ensino Fundamental, anunciadas no ano passado, já tiveram início e, na última sexta-feira (27), equipe da Prefeitura, que contou também com as presenças do prefeito Rodrigo Manga, do secretário da Educação (Sedu), professor Marcio Carrara, do secretário interino de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Evandro Bueno, e do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, realizaram vistorias.
O objetivo foi averiguar o andamento em ritmo acelerado dos trabalhos, que têm prazo de conclusão até o fim deste ano de 2023. Com isso, o planejamento é proporcionar ao município de Sorocaba um acréscimo de cerca de duas mil novas vagas na rede pública municipal de ensino, em especial na etapa de creche.
“Esses são grandes passos para o avanço da educação de Sorocaba e, por isso mesmo, estamos fiscalizando as execuções, in loco, para uma entrega de qualidade aos nossos alunos”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.
Além de todas essas construções, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sedu, celebrou um contrato de mais de R$ 70 milhões que dá respaldo aos serviços de manutenção e reforma de todas as escolas da rede municipal que apresentarem essa necessidade. Muitas careciam desses serviços há anos, desde administrações públicas passadas e, agora, estão recebendo todos os cuidados necessários.
Integrando a lista de escolas que estão recebendo essas manutenções está a E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva”, no bairro Caguaçu, Zona Norte da cidade, onde aconteceu a primeira parada da equipe da Prefeitura. A escola, neste momento, passa por reparos importantes para oferecer a melhor estrutura aos alunos do Ensino Fundamental. Entre os serviços definidos para essa unidade estão sendo realizados trabalhos de pintura, manutenções hidráulicas e elétricas, no telhado, além da revitalização da quadra.
Na sequência, as equipes seguiram para duas das obras de novas creches que estão acontecendo na região da Zona Norte da cidade, nos bairros Parque São Bento e Jardim Novo Horizonte. As unidades contarão, igualmente, com amplos espaços para brincar e modernos dispositivos estruturais, além de serem totalmente equipadas com brinquedos para os playgrounds.
As inspeções foram concluídas nas obras de implantação da quadra poliesportiva na E.M. “João Francisco Rosa”, na Vila Angélica, também na Zona Norte. Trata-se de uma demanda de mais de uma década que está sendo solucionada pela atual Administração, com previsão de entrega também para este ano. E sua realização não resolve apenas uma necessidade estrutural, mas impacta muito positivamente, da mesma forma, na qualidade do ensino proporcionado pela unidade escolar.
Esses são apenas alguns dos exemplos dos muitos benefícios que essas novas construções e serviços de manutenção trarão para as comunidades escolares. “O atual Governo tem dado todo apoio a ações que são primordiais para contribuir, cada vez mais, com o avanço da educação sorocabana. Com essas novas creches, vamos atender à demanda crescente por vagas nessa etapa e, ainda, ampliar as possibilidades para ofertar sempre um ensino de excelência”, concluiu o secretário da Educação.
Fotos: Michelle Alves/Secom
Educação – Agência de Notícias