Encontros formativos da rede municipal de ensino de Sorocaba oferecem atualização sobre “Educação para as relações étnico-raciais”

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, neste mês de junho, dois encontros formativos para orientadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino de Sorocaba, visando à ampliação dos conhecimentos sobre a “Educação para as relações étnico-raciais”, destacando-se o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema, por meio de palestras com profissionais estudiosos dessa área. No primeiro encontro, a professora Rosana de Oliveira Rocha abordou o tema “Educação em Direitos Humanos”, sob a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, transcorrendo sobre as possibilidades e estratégias que podem ser utilizadas no ambiente escolar e que fortaleçam os diálogos e as atitudes nesse aspecto.

O segundo encontro focou nos estudos sobre os povos originários, ou seja, os povos indígenas, segundo o estabelecido pela Lei nº 11.645, de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. Nessa oportunidade, houve também a participação do professor Waldemar dos Santos, que trouxe à reflexão o assunto “Temática indígena em sala de aula”. Em seguida, a professora de Educação Infantil Vanessa Marconato Negrão deu continuidade aos estudos, com a proposta de diálogo sobre “A cosmovisão indígena” e, para encerrar as propostas de reflexão do dia houve, ainda, a contribuição do professor Jhonatan Cardim Siqueira, que apresentou conclusões dos “Estudos que dialogam com a história e a cultura dos povos originários”, mostrando experiências no ambiente escolar, feitas a partir de estudos sobre os povos originários.

Para a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Mendes, “momentos, como esses que tivemos a oportunidade de vivenciar, ampliam os conhecimentos sobre a educação para as relações étnico-raciais e contribuem para o aprimoramento das práticas dos profissionais da rede municipal de ensino de Sorocaba acerca do tema”.

“Fomentar o diálogo e a reflexão sobre essa temática é o caminho para se avançar na promoção de atitudes e ações dentro da perspectiva das relações étnico-raciais”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Danila Firmino, que é também representante na Comissão de Trabalho Mista (CTM) da pasta.

“A formação dos profissionais da Educação sobre o tema se constitui como ação importante no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER), conforme previsto pela legislação. Nesse sentido, a rede pública municipal de Sorocaba conseguiu avançar ao criar, em 2018, a Comissão de Trabalho Mista como política pública, porque abriu importante espaço de diálogo, reflexão e proposições sobre as ações que não podem faltar às práticas educativas e pedagógicas”, ressalta a representante titular dos orientadores pedagógicos na Comissão de Trabalho Mista (CTM), professora Adilene Cavalheiro.

“Os trabalhados da CTM, ao serem realizados de forma colaborativa, entre Secretaria de Educação, escolas, Conselho de Educação Municipal (CMESO), Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), universidades e movimentos sociais, se constituem em um passo importante ao enfrentamento e combate ao racismo, ao reconhecimento e à valorização dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas”, conclui a professora.

Fotos: Sedu/Divulgação


Educação – Agência de Notícias