E.M. “Leonor Pinto Thomaz” realiza projeto especial para celebrar o Dia da Mulher

Alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz” participaram, desde o dia 21 de fevereiro, do projeto “Mulheres Inspiradoras”, elaborado por professores da unidade. A finalização do projeto ocorreu nesta semana, com uma exposição dos estudantes, realizada na própria escola, para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O intuito da iniciativa foi de, aproveitar a data, para sensibilizar os alunos sobre a questão da desigualdade social entre homens e mulheres e do silenciamento de mulheres na historiografia brasileira e mundial.

A professora de Artes, Maria Luiza Ramos Tonussi, uma das idealizadoras do projeto, destacou que a ideia do “Mulheres Inspiradoras” foi de mostrar aos alunos importantes personagens femininas que participaram de várias formas da história do Brasil, como cientistas, artistas, terapeutas, entre outras profissões.

“Como foi um projeto transdisciplinar, fizemos uma divisão dessas personagens mulheres e cada professor pode abordar mais profundamente cada uma delas, da melhor forma que achava. Na disciplina de Artes, abordei a Anita Malfatti, por causa do centenário da Semana de 22, Nise da Silveira, uma psiquiatra que utilizou a arte como terapia ocupacional, e a Frida Kahlo, que é uma personagem feminina muito importante na história da arte. A partir disso, os alunos começaram as produções, sempre pautado em um livro que temos na biblioteca da escola: ‘Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil’”, explicou a professora Maria Luiza.

Os estudantes conheceram a história de mulheres inspiradoras do Brasil, como Madalena Caramuru, indígena do povo tupinambá, considerada a primeira mulher alfabetizada no País, que lutou pela educação das crianças e mulheres indígenas, e Nísia Floresta, pioneira do feminismo, bem como aprenderam que na sociedade, hoje, as mulheres têm voz, direito a voto e liberdade.

Com o projeto, os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir curtas-metragens sobre o tema, entre outras atividades. Por fim, nesta semana foi montada a exposição, com um painel com retratos de mulheres, que, apesar das dificuldades, buscaram superar a desigualdade entre homens e mulheres, e um varal de leitura, com minibiografias de várias mulheres que são referência para as meninas de hoje e das próximas gerações, como Maria da Penha, Anne Frank, entre outras.

Para a professora, o projeto foi muito produtivo e teve uma ótima receptividade dos alunos. “Desde a apresentação do projeto, eles se mostraram muito abertos. Refletimos bastante sobre o tema, tanto sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, quanto o porquê existe o Dia da Mulher”, finalizou.

De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), “Mulheres Inspiradoras” foi realizado pelos seguintes docentes: Maria Luiza Ramos Tonussi (Artes), Emídio Bahia (Língua Portuguesa), Lucas Pascoal (Inglês) e Wander Oliveira (Ciências). A Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz” atende crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano e está localizada na Rua 15 de Novembro, 390, no Centro.

 


Educação – Agência de Notícias