E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” inaugura primeira Sala de Cinema

Em clima de alegria e descontração, alunos, professores e demais profissionais da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, Zona Norte da Cidade, inauguraram, na segunda-feira (5), o “Cine Duljara”, a primeira Sala de Cinema em uma escola da rede municipal. O espaço, que seguia, até então, sem uso pedagógico, ganhou uma nova configuração educativa, após a iniciativa da equipe escolar.

A nova sala é mais um projeto realizado pela unidade escolar, com o apoio da APM (Associação de Pais e Mestres), por meio do Fundo Rotativo da Escola (FRE), uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que promove o repasse de recursos financeiros às escolas municipais, promovendo autonomia na aplicação dessas verbas em conjunto com as APMs. As melhorias pensadas na E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” consistem na revitalização de espaços da escola, de forma a potencializar a ação educativa nesses ambientes. O cinema tomou lugar em um local antes destinado apenas à guarda de materiais obsoletos.

“Mais essa iniciativa demonstra o quanto o projeto do Fundo Rotativo da Escola tem proporcionado autonomia e agilidade às unidades escolares em seus planos pedagógicos e necessidades, com a descentralização dos recursos financeiros. A implantação da Sala de Cinema, por exemplo, garante às nossas crianças um ambiente acolhedor, incentivando o prazer por momentos de descontração, aprendizado e conhecimento”, destacou o secretário da Sedu, Marcio Carrara.

Entre as benfeitorias no espaço da escola, houve a instalação de divisórias, acabamento com pintura das paredes na cor preta e cortinas blackout (para isolamento da luz), com o intuito de simular o ambiente de um cinema. Além disso, a decoração foi finalizada com puffs, almofadões e colchonetes, que trazem tranquilidade e conforto para todas as crianças. A APM realizou, ainda, a aquisição de uma televisão de 75 polegadas 4K, remetendo à grande tela presente nessas salas.

“O uso pelas instituições educacionais dos recursos financeiros oriundos do Fundo Rotativo da Escola tem sido uma marca. E isso nos motiva, ainda mais, para que, nos próximos anos, essa descentralização dos recursos contemple um número ainda maior de escolas”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Maria Angélica Martins Alves Porto.

O diretor da escola, Alex Santos, ressalta que o objetivo do projeto é, além de despertar o interesse dos estudantes e propagar a retenção de conhecimento, auxiliar na assimilação de conteúdo das aulas expositivas. “Com a inauguração de mais esse ambiente diferenciado, professores e alunos ganham muito mais que uma opção de entretenimento, ganham também muito conhecimento, haja vista que os alunos terão acesso a documentários e demais vídeos educativos, o que acaba promovendo o gosto pela Arte e pela Cultura”, completa o diretor.

 


Educação – Agência de Notícias