A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Envolvente, Proteção e Muito Estar Bicho (Sema), realiza neste sábado (12), das 9h30 às 15h30, uma programação próprio no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, para festejar o Dia Pátrio do Lobo-Guará e o Dia das Crianças (12 de outubro). As atividades ocorrem próximas ao recinto da espécie, que é ameaçada de extinção na natureza.

O objetivo da programação educativa é sensibilizar crianças e adultos para a conservação do lobo-guará, do Condensado (bioma onde ele habita) e da natureza porquê um todo. O Dia do Lobo-Guará faz segmento do calendário solene de datas alusivas ao meio envolvente no município de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Uma das atrações é a exposição “Conhecendo o lobo-guará”, das 9h30 às 15h30. Lá, os visitantes aprenderão sobre as características e curiosidades da espécie e terão a oportunidade de ver de perto um lobo-guará taxidermizado (“empalhado”).

Para os pequenos, nesse mesmo horário, a diversão está garantida. A equipe de Instrução Ambiental do Zoo vai oferecer atividades lúdicas, porquê a pintura da pegada do lobo, “coloque o rabo no lobo-guará”, “descubra o que há dentro da caixa misteriosa”, mural de recados para a Nicole (fêmea de lobo-guará que vive no Zoo) e oficina de pintar desenhos e máscaras do lobo.

Aliás, o público do Zoológico também poderá a seguir a entrega de presentes decorados para a fêmea Nicole, às 11h, e a entrega de um bolo, às 14h, pronto com vitualhas que fazem segmento da dieta da espécie.

Para participar da programação, não há urgência de letreiro prévia, bastando estar presente no dia, horário e lugar das atividades. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é cândido de terça a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa requisito, são isentos de pagamento do ingresso.

Sobre o lobo-guará

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Condensado, principalmente nas regiões Núcleo-Oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim porquê alguns países vizinhos, porquê Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaço de extinção da espécie são atropelamentos, perda de habitat, intoxicação, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da rabo, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros e onívoros, ou seja, além de mesocarpo também comem vegetais, eles podem medir até um metro de fundura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser visto aos pares somente no período reprodutivo.