Qual o valor que você dá ao reflexo do seu sorriso no espelho? Bom, o Edmilson, 35 anos, que vive em situação de rua lá no parque Farroupilha, em Porto Alegre (RS), é um cara que certamente sabe o quão importante é ter um belo cartão de entradas ao se apresentar para alguém.

Aos 19 anos, Edimilson começou a perder seus dentes e, junto, toda sua confiança em sorrir. Um dos poucos motivos que ele tinha para um sorriso eram suas cadelinhas Kitana e Xuxa, que são superbem cuidadas, carinhosas e recebem todo o tipo de assistência para terem o que sequer ele mesmo tem.

Frequentadora do parque, a gaúcha Marilda Bilhava reparou como Edimilson era um grande paizão para as duas cadelinhas e decidiu se aproximar do rapaz. Natural de Santa Catarina, o papai da Kitana e da Xuxa se casou no Rio Grande do Sul, mas, infelizmente, teve uma desilusão amorosa.

Grande amiga de Edimilson, Marilda não vive longe da Xuxa e da Kitana. Foto: arquivo pessoal

Durante seis anos de conversas, a gaúcha descobriu como o sorriso era importante na vida daquele homem e que seu grande sonho era poder voltar a sorrir. Até o final de 2020, Edimilson tinha alguns poucos dentes na boca.

Por cerca de dois anos, Marilda tentou encontrar dentistas que pudessem ajudar Edimilson, mas sempre ouvia o mesmo discurso: este tratamento é caro e levará muito tempo para ficar pronto.

Quando mais três anjos entraram na vida de Edimilson

Pouco esperançosa, Marilda recebeu uma ligação de sua amiga Tatiane Chalem, que também havia conhecido Edimilson. Encantada com o catarinense, ela quis saber o que poderia fazer para ajudar este homem tão querido por todos no parque Farroupilha.

Marilda contou do desejo deste homem em ter dentes saudáveis, mas dificilmente imaginaria que Tati pudesse o ajudar. Foi então que ela e seu marido, Raphael Chalem, começaram a procurar por uma “fada do dente” para realizar o sonho de Edimilson.

Tatiana e Raphael Chalem se aproximaram de Edimilson e também se apaixonaram por ele e por suas filhinhas. Foto: arquivo pessoal

A união Marilda, Tati e Rapha encontrou seu quarto mosqueteiro – o dentista Guilherme Chwartzmann. Após contato de Rapha no final de 2020, o doutor prontamente se dispôs a visitar Edimilson.

“No dia do encontro, falei para o edimilson que a responsabilidade seria minha e, que depois de um processo um pouquinho longo, ele teria os dentes de volta.”

Restou ao Dr. Guilherme, Rapha e Edimilson as lágrimas. Finalmente, depois de tantos anos, aquele homem em situação de rua, que dá tudo o que pode para suas cadelas, poderia voltar a sorrir sem medo.

Após alguns meses de tratamento, um novo sorrisão!

Dr. Guilherme Chwartzmann fez o tratamento de Edimilson de forma inteiramente gratuita. Foto: arquivo pessoal

Como o Dr. Guilherme adiantou, o tratamento seria demorado, mas Edimilson teve paciência. Comparecia a todas as sessões e sempre estava em contato com seu dentista para saber o que fazer e, claro, agradecer por tamanha ajuda.

A última e mais aguardada sessão terminou repleta de sorrisos. Sorrisos de Guilherme, de Edimilson, de Rapha, de Tati e também de Marilda, que nunca desistiu de ajudar seu grande amigo.

É difícil imaginar a emoção de Edimilson ao ver novos dentes ali, presentes em sua boca. Em entrevista ao Razões, o catarinense falou da felicidade em ter de volta um sorrisão e da vontade que tem de que a pandemia do novo coronavírus acabe para ele poder tirar sua máscara.

“Você não tem noção do que é um homem poder sorrir de novo. […] Doido para tirar a máscara, que acabe essa situação, que eu possa sorrir para mostrar para todo mundo a felicidade que eu estou.”

Felicidade é para ser compartilhada

Edimilson finalmente pôde voltar a sorrir sem medo de ser feliz! Foto: arquivo pessoal

Milhares de pessoas passam todos os dias pelo parque Farroupilha, mas poucas como Marilda pararam para conversar com Edimilson, entender quais eram seus sonhos, o que faria ele sorrir. A gaúcha sempre o ajudou com ração para as cadelas e foi além, muito além do que outras pessoas fariam.

Inclusive, foi Marilda quem nos procurou para compartilhar esta história linda! 🥰

“Foi uma felicidade para mim quando o dr. Guilherme disse sim ao sonho do meu amigo.”

Para Tati e Rapha, a vida vai “cruzando os caminhos, as histórias, os momentos e vai costurando as pessoas que passam por ela”.

O casal não tem dúvida de que cada um nesta história se envolveu nesta verdadeira rede de solidariedade por amor ao próximo.

“O amor vai te fazendo entender que quando você segura a mão de alguém, você também se sente mais forte. Acho que agora o Edimilson se sente mais forte, eu, o Rapha, o Guilherme e a Marilda também”, finalizou Tati.


Mais uma história inspiradora? Dá o play!

SOCIAL – Razões para Acreditar