Fotos: Eduardo Santinon e Governo do Estado
A cidade de Sorocaba foi agraciada com o Prêmio Município Resiliente – Prata, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Resguardo Social do Estado de São Paulo, durante solenidade realizada nesta quarta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Sorocaba obteve nota 94,5, de um totalidade de 100, ficando com a segunda melhor colocação no Estado.
Durante o evento, que também marcou o lançamento da Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, ocorreu a Certificação do Programa Município Resiliente, aos representantes das 76 cidades paulistas, de um totalidade de 645 no Estado, que conquistaram nota superior a 70 nesse programa, que é considerado um dos mais inovadores no País, em gestão de risco e desastres.
Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga esteve representado pelo secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia, e pelo coordenador da Resguardo Social de Sorocaba, Ricardo Armênio. O vice-governador Felício Ramute foi quem entregou as honrarias, junto do secretário-Director da Moradia Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Resguardo Social do Estado, Coronel PM Henguel Ricardo.
No Prêmio, Sorocaba ficou detrás exclusivamente de São José do Rio Preto e Vinhedo, que empataram na primeira colocação, com a nota 95,5, e receberam “Ouro”. Santos, São José dos Campos e Campinas receberam o Prêmio Legado da Resiliência, por obterem as maiores médias, conforme seu porte populacional.
A iniciativa foi criada pelo Decreto Estadual nº 64.659/19, para incentivar as cidades paulistas a adotarem práticas de redução de riscos e desastres, promovendo o desenvolvimento sustentável, por intermédio da avaliação do intensidade de maturidade da gestão municipal nas atividades de proteção e resguardo social.
Os dados de cada município são aferidos a partir de indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; da participação no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Envolvente, Infraestrutura e Logística, e do progressão na Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes, do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
O trabalho da Resguardo Social de Sorocaba é organizado em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. “Sorocaba tem adotado ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população, pelas quais mitiga riscos e responde, em situações difíceis, de forma eficiente e no tempo evidente, quando enfrenta crises ou desastres climáticos. Parabéns a todos os agentes envolvidos!”, destaca o secretário da Sesu.
Operação Chuvas
Sorocaba, inclusive, implementa no município a Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais. Nesse sentido, a Gestão Municipal mantém um projecto de ação para minimizar possíveis casos em decorrência de alertas meteorológicos preventivos, emitidos pela Coordenadoria de Resguardo Social do Estado de São Paulo. A Resguardo Social prossegue permanentemente de prontidão, em esquema de plantão 24 horas, e os canais de contato, em caso de emergências, são os fones 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Resguardo Social).
“A união de esforços entre o Poder Público, iniciativa privada e a população são fundamentais para uma proteção eficiente, em procura da resiliência nas ações emergenciais e em mitigar riscos”, ressaltou o coordenador da Resguardo Social de Sorocaba, Ricardo Armênio.
No mês pretérito, Sorocaba foi sede na região do 4º Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas de Verão, no auditório da Secretaria da Ensino (Sedu). A capacitação foi realizada nas oito regiões do Estado. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Proteção e Resguardo Social do Estado de São Paulo, serviu para capacitar os agentes municipais para atuação nas ocorrências do período de chuvas de verão, reduzindo os riscos de desastres.