As várias unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) já retomaram ou estão retomando suas atividades, oferecendo diferentes cursos e oficinas voltados aos moradores locais de cada região.


“As unidades do CRAS são um recurso essencial para a proximidade do Poder Público com a população nos bairros e a atuação preventiva sobre uma série de aspectos, como a formação e o fortalecimento de vínculos familiares, a preparação para atividades que possam proporcionar trabalho e renda, o estabelecimento de uma rede de relações sociais saudáveis e colaborativas na vizinhança, entre outros”, destaca o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.


No CRAS Cajuru, terá início, no dia 10 de fevereiro, em parceria com a APAE (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba), a oficina inclusiva (A)colhendo Sabores, que vai ensinar os participantes como cultivar hortas em casa e nos mais diversos lugares. As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, das 9h às 11h. Quem preferir também pode optar pelas oficinas de artesanato e que já tiveram início, mas continuam com vagas abertas. São ações, como a que ensina a fazer guardanapos de cozinha, conhecidos como “bate mão” ou, ainda, a aula ministrada pela voluntária Noeli, que ensina a confeccionar flores a partir de meias finas. Os interessados podem verificar diretamente na unidade quais serão as próximas atividades programadas.


Grupo Mãos na Terra em Aparecidinha


No CRAS Aparecidinha, foi encerrado, nesta terça-feira (1), o ciclo de aprendizados, iniciado em 2021, sobre as propriedades e os benefícios dos diversos alimentos. Os participantes tiveram uma demonstração, passo a passo, feita pela culinarista e gastrônoma voluntária Geovana Damaceno, de como preparar um delicioso molho nutritivo a partir de ingredientes como cardamomo e manga, com direito à degustação.


Agora, o CRAS já se organiza para dar sequência às ações do Grupo Mãos na Terra 2022, quando os participantes poderão saber mais sobre como abrir novos canteiros e preparar a terra para receber mudas de ervas medicinais, a controlar a acidez da terra, para que as plantas cresçam saudáveis e também a produzir e utilizar sua própria compostagem.


O projeto resulta da parceria entre o CRAS, a UBS (Unidade Básica de Saúde) e o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) de Aparecidinha, atendendo prioritariamente encaminhamento dessas unidades, mas aberto à participação de todos os demais.


As reuniões e os plantios acontecem todas as terças-feiras, das 9h às 11h. A horta comunitária tem o objetivo de promover a saúde, por meio da aplicação de terapias complementares, atividades em jardinagem e oferecer apoio a serviços de saúde.


Projeto Colo de Mãe no CRAS Nova Esperança


O Colo de Mãe é outro projeto importante, que vem sendo desenvolvido no CRAS Nova Esperança, voltado às gestantes presentes nesse território. A exemplo de outras unidades, as ações desse projeto também tiveram início no ano passado e prosseguem neste ano, com atividades programadas a partir da próxima terça-feira (8). Para tanto, já foi realizada uma reunião de alinhamento, no último dia 24 de janeiro, novamente envolvendo a parceria entre o CRAS Nova Esperança, a Associação Colo de Mãe e as UBSs dos bairros Nova Esperança e Vila Barão. Interessadas em participar podem entrar em contato com a unidade do CRAS Nova Esperança.


Gestação e maternidade em foco no CRAS Carandá


Os temas gestação e maternidade também são o centro das atenções do projeto Oficina Bem Gerar, do CRAS Carandá, que iniciou as atividades de 2022 com um encontro do grupo de gestantes, em roda de conversa abrangendo os temas Puerpério e Maternagem. A ação foi conduzida pela psicóloga Raphaela Nochelli Braz, que participou de forma voluntária.


Segundo a profissional, falar sobre esses temas é uma forma de desmistificar questões pouco debatidas e cujas reflexões, muitas vezes, não são abordadas junto às gestantes, trazendo-lhes insegurança em um momento tão especial, como é a chegada de um bebê.

Os encontros da Oficina Bem Gerar são quinzenais, sempre às terças-feiras, iniciando às 9h30. O próximo encontro ocorrerá no dia 8 de fevereiro. “Novas interessadas em participar serão sempre bem-vindas”, convida o coordenador do CRAS Carandá, Eduardo Leme Braz.


Confira os endereços e os telefones dos CRASs:

CRAS Ana Paula Eleutério
Rua Prof. Horácio Blaseck, s/n
Ana Paula Eleutério – Telefone: (15) 3226-4687

CRAS Aparecidinha
Rua do Terço, s/n
Aparecidinha – Telefone: (15) 3325-3956/3225-3362

CRAS Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes,3835
Brigadeiro Tobias – Telefone: (15) 3236-7040

CRAS Cajuru
Rua Jorge Elias, 42
Cajurú do Sul – Telefone: (15)3233-2928

CRAS Carandá
Rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20
Jardim Carandá – Telefone: (15) 99151-7645

CRAS Ipiranga
Rua Sto Michelletti, 30
Jd. Ipiranga – Telefone: (15) 3202-8138/3222-8810

CRAS João Romão
Rua Adelino Scarpa, 60
Jd. João Romão – Telefone: (15) 3233-1322

CRAS Laranjeiras CEU das Artes
Rua Washington Pensa, 969
Pq. Laranjeiras – Telefone: (15) 3226-7560

CRAS Nova Esperança
Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15
Jd. Nova Esperança – Telefone: (15) 3221-6108/3417-2610

CRAS Pq. São Bento
Rua Otacílio Vieira, 107
Pq. São Bento – Telefone: (15) 3213-5216/3213-2734

CRAS Vila Helena
Rua Riusaku Kanizawa, n 376
Lopes de Oliveira – Telefone: (15) 3213-6204/3223-1309

CRAS Vitória Régia
Rua Orsélio Pereira, 413
Vitória Régia – Telefone (15) 3226-1646

Fotos: Divulgação

 


Cidadania – Agência de Notícias