Oferecer uma oportunidade de reinserção socioeconômica às milhares de pessoas que se encontram atualmente em situação de rua na cidade de São Paulo é o grande objetivo da Escola Cozinha Solidária.

Localizado no centro da capital paulista, no bairro de Santa Cecília, o espaço – que foi inaugurado no dia 10 de fevereiro – oferecerá capacitações técnicas na área de Cozinha e Culinária aos sem-teto do município, além de cursos sobre temáticas relacionadas a Direitos Humanos, a fim de garantir maior preparo a quem hoje busca por uma oportunidade de emprego para sair da situação de calçada.

A iniciativa é uma parceria entre as organizações sem fins lucrativos Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, que atua com a causa há mais de 20 anos, e Instituto Bibli-ASPA, que trabalha com refugiados – inclusive aqueles que, por diferentes motivos, buscam refúgio nas ruas.

Equipada com cozinha industrial, a Escola Cozinha Solidária também será usada para preparação diária de marmitas para as pessoas em situação de rua da capital paulista. A distribuição de comida já é feita, há anos, pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo e agora ganhará escala com o novo espaço.

Que seja a primeira de muitas escolas voltadas à capacitação profissional das milhares de centenas de pessoas que vivem hoje em situação de rua no Brasil. Às vezes, uma oportunidade digna de emprego é tudo o que falta para alguém conseguir sair da condição de calçada.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Fonte: Movimento Estadual da População de Rua

SOCIAL – Razões para Acreditar