Aos 13 anos, Luan Pereira da Silva sabe muito bem o que é levar a vida sempre com um sorriso no rosto apesar das dificuldades.

Nem mesmo a complexidade de conviver com a poliomielite (doença popularmente conhecida como paralisia infantil) desde pequeno tira dele o carisma, jeitinho que lhe deu fama entre os vizinhos do Jardim Antártica, na Zona Norte de São Paulo.

Mas, há dois anos, uma mobilização de “gente boa” trouxe a Luan um novo sentido: a alegria de poder dar os primeiros passos.

Para conseguir ter a força e o equilíbrio necessários nas pernas e poder iniciar a fisioterapia, ele precisava de órteses, um dispositivo ortopédico que funciona como suporte para a sustentação do corpo, feito sob medida e de alto custo.

Foto: Arquivo pessoal

Sem saber como conseguir o equipamento, a mãe de Luan, Elsa Silva, dividiu a história com amigos e amigas da ONG Viva ZN, na qual é voluntária desde 2019. E foi surpreendida com a doação de R$ 1 mil arrecadados em uma vaquinha, organizada pela Brenda Janeiro, coordenadora da instituição, com outras pessoas voluntárias.

O valor não era suficiente para cobrir o custo das órteses. Isso não foi, no entanto, uma barreira para a turma da rede de solidariedade: o grupo conseguiu o apoio do vendedor, que fez o preço bem abaixo do comum.

Com elas, Luan realizou suas primeiras sessões de fisioterapia em um hospital universitário, o que trouxe fortalecimento às pernas e possibilitou que se deslocasse com mais autonomia.

Foto: Arquivo pessoal

Fisioterapeuta para o Luan

Mas, com a pandemia, as atividades da unidade médica foram suspensas e, desde o ano passado, o processo de desenvolvimento físico e emocional do pequeno teve de ser interrompido

Por isso, o Razões para Acreditar se uniu à ONG Atados, nossa parceira, que conecta voluntários e voluntárias a outras instituições e causas sociais, para encontrar um(a) fisioterapeuta voluntário(a) que, em apoio à ONG Viva ZN, possa atendê-lo em sessões domiciliares.

Conhece algum profissional que consiga ajudá-lo? Clique aqui e compartilhe essa história e a vaga. 

Brenda diz que sente saudade de Luan (não o encontra por causa da pandemia) e espera em breve poder vê-lo ainda mais feliz. “Quando estamos perto deles (mãe e filho), esquecemos todos os problemas. Eles sempre são muito alegres, e isso faz meu dia”.

Elsa sabe o que isso significa para o filho e se emociona com o que o trabalho voluntário trouxe para a sua vida. “Para mim, as pessoas da Viva ZN são como uma família: me sinto muito bem com elas e só tenho a agradecer todo o apoio que dão ao Luan”, conta ela, que chegou à ONG por meio do irmão e hoje é líder voluntária.

Pelas nossas crianças

Fundada em 12 de outubro de 2019, a ONG Viva ZN acredita que a cultura, a educação, o esporte e a economia criativa têm o potencial de transformar a realidade social de crianças e adolescentes que vivem em regiões periféricas. Por isso, realiza oficinas e eventos com apoio de voluntários e voluntárias em mais de 15 bairros da Zona Norte de São Paulo. 

Para comemorar o Dia das Crianças que se aproxima, selecionamos algumas oportunidades de contribuir com instituições que se mobilizam pela infância. Venha conhecê-las!

Acesse Vagas Dia das Crianças e ajude a realizar os sonhos das nossas crianças! 

Conheça todas as oportunidades da causa aqui.

*Por Gabriela Pilla

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

SOCIAL – Razões para Acreditar