Fotos: Sema
Dados registrados contribuíram com o Recenseamento Neotropical de Aves Aquáticas
Em torno de 20 crianças participaram, na manhã deste sábado (15), do encontro privativo do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque da Chuva Vermelha “João Câncio Pereira”. Durante a “passarinhada”, elas registraram 174 aves de 47 espécies aquáticas e ainda participaram de uma oficina de ilustração científica de aves aquáticas.
Entre as espécies avistadas pelas crianças, entre nativas e exóticas, estão o biguá, garça, saracura, pato, ganso, martim-pescador, lavadeira-mascarada e o tapicuru, que está adotando o lago do parque porquê lugar de paragem e moradia.
Esse levantamento agora faz segmento do Recenseamento Neotropical de Aves Aquáticas (CNAA), um evento mundial em que as pessoas observam as aves aquáticas e registram as espécies encontradas durante a “passarinhada”, para recontar e saber melhor as aves que vivem em lagos, rios e áreas alagadas. Os dados registrados foram encaminhados ao Cemave (Meio Pátrio de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres), que encaminhará para a Wetlands International.
Os encontros do Coaves Kids são mensais e gratuitos, voltados a crianças de seis anos ou mais, realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves).
A atividade de Ensino Ambiental tem porquê objetivo reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e saber mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e seu papel ecológico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.