Chácara e Clube do Idoso encerram programação do mês com animadas festas juninas

 

As festas e tradições juninas, com as comidas e músicas típicas da época, estiveram presentes, também, nas comemorações dos aniversariantes do mês de junho da Chácara e do Clube do Idoso, equipamentos ligados à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba. Os festejos atraíram um grande público nos dois locais especializados no atendimento de pessoas idosas. E não faltou a dança da quadrilha e outras brincadeiras, que divertiram muito os participantes.

No Clube do Idoso, localizado no bairro de Pinheiros, entre os frequentadores, esteve Iolanda Veríssimo Neto, que participa das atividades no local desde a sua inauguração, em 2012. “Eu participo de várias coisas. Faço ginástica na academia, aprendo a tocar violão, faço parte dos jogos da memória e gosto muito de dançar nas aulas de forró e nas festas. O Clube é muito importante para mim, pois é meu ponto de encontro. Aqui, conheci muitas pessoas e fiz várias amizades”, ela conta. E elogia também os professores. “Eles são maravilhosos! A gente percebe que, além de serem bem preparados, eles gostam muito de trabalhar com idosos”, acrescenta Iolanda.
Carmina Bueno Rodrigues, por sua vez, passou a frequentar o Clube pouco antes da pandemia. E, agora, se alegra pelo fato de as atividades estarem regulares, novamente. “Eu costumo fazer ginástica e gosto muito de fazer alongamento, das aulas de dança e do karaokê. Mas é a primeira vez que venho para a festa dos aniversariantes e estou gostando muito. Tem muita gente e é muito animado”, ela observa.

Benedito Lopes dos Santos passou a frequentar com mais assiduidade o Clube do Idoso mais recentemente, em maio. No entanto, antes disso, já conhecia e tinha comparecido, várias vezes, às comemorações dos aniversariantes. “Isso distrai a gente. É muito melhor do que estar em casa, sozinho. A gente conhece bastante gente. Fora daqui, eu também me exercito, faço caminhada três vezes por semana. Mas, aqui, tem companhia e dá para utilizar a sala de ginástica. A gente precisa se cuidar”, comenta.

Na Chácara do Idoso, a animação foi semelhante, sendo que sua organização costuma envolver os próprios frequentadores do local, o que também é visto como uma atividade empolgante para eles, que cuidam dos preparativos das comidas, da decoração e das atrações da festa.

Maria Olinda Mota frequenta a Chácara desde o início das atividades no local e, há 10 anos, atua também como voluntária, nas aulas de artesanato em geral. “Pessoas de todas as idades, a partir dos 55 anos, estão convidadas a vir também. Porque, mesmo que a pessoa não se interesse por nenhuma atividade, só o fato de estar junto e conversar já é muito bom. Além do artesanato, tem tudo aqui: terapia, ginástica, muitas aulas e é tudo de graça!”, destaca Maria Olinda.

Além disso, surgiu na Chácara do Idoso uma novidade que tem animado a todos: o grupo musical Mistura Fina. Formado somente por frequentadores, o grupo conta, hoje, com sete integrantes, que tocam e cantam e já são requisitados em todas as festas no local. “Tivemos a ideia de formar esse grupo independente. Assim, nós mesmos escolhemos o repertório e ensaiamos, sozinhos. Falamos, antes, com o coordenador da Chácara, que nos deu todo o apoio. E, em pouco tempo, já estamos nos estruturando e até recebemos convites para tocar fora daqui, como aconteceu recentemente na Câmara Municipal”, conta um dos integrantes do Mistura Fina, Joge Ishigaki.

“Aqui, nosso foco é a música caipira de raiz, além de sucessos antigos, que são os mais pedidos. Nosso objetivo é dar alegria para essas pessoas e quebrar o paradigma de que idoso é só sofá e televisão (risos). Convidamos todos a virem dançar e cantar junto com a gente, a sair, passear no shopping, ir a outros lugares diversos. Porque, se ficar somente parado, vendo a vida passar, é um tempo que não volta. Nosso foco não é só a música, mas, também, a parte social, porque, como prova a psicologia, um dos principais benefícios para a saúde das pessoas é o convívio, estar junto e viver as amizades”, conclui Jorge.

O secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que visitou as duas festas, concorda com o ponto de vista do participante. “Um dos trabalhos da Secid, e dos mais importantes, é poder proporcionar esse convívio saudável entre as pessoas idosas. Elas podem frequentar, tanto a Chácara, bem como o Clube do Idoso, e participar de várias atividades gratuitas, que são ótimas para a parte física e também mental e emocional. Mas, principalmente, conhecer mais pessoas e ampliar o seu círculo de convívio social”, pontua o secretário.

O Clube do Idoso está localizado na Rua Padre Lara de Moraes, s/n, na Vila Pinheiros. O telefone para informações é o (15) 3233-9014, no período das 8h às 17h. A Chácara do Idoso fica na Rua Manoel Afonso, 64, na Vila Progresso. Para informações, basta ligar para o telefone (15) 3302-3737, no mesmo período.

 

Fotos: Bruna Franco e Rose Campos/Secom