Campanha de NINHO® faz linda homenagem à mãe que aprendeu a ler e escrever com filho de 7 anos

Você já se imaginou vivendo em um mundo onde as letras são um mistério indecifrável? Para Sandra Maria de Andrade, essa era a realidade. Por muito tempo, ela teve que priorizar o trabalho e abrir mão dos estudos. Até que seu filho Damião, com apenas 7 anos de idade, se tornou seu maior professor e o guia nessa jornada pelo mundo das letras.

Tudo começou com as histórias que Damião lia para Sandra. Com seu jeitinho encantador, ele a convidava: “Mãe, mãe, quer ler comigo? É uma historinha. E tem figuras”. E assim, mãe e filho se entregavam a aventuras literárias, página por página. Mas Damião foi além, ele se tornou o professor de Sandra. Pacientemente, ensinou cada letra do alfabeto.

A letra “e” era o maior desafio para Sandra. Ela se apavorava toda vez que a via, confundindo-a com outras letras. Foi então que Damião teve uma ideia brilhante. Ele explicou que o “e” era como um “i”, só que fechado e sem ponto. E assim, um simples “e” se tornou uma conquista, um símbolo de superação para Sandra.

A história da Sanda e do Damião ganhou vida no filme da campanha de NINHO® para o Dia das Mães. Foto: Reprodução

Com o tempo, mãe e filho avançaram juntos nessa jornada. Damião criou uma didática própria para sanar as dúvidas, transformando o “h” em uma cadeirinha e o “R” em um “B”, porém fechado. As letras ganharam vida e significado nas mãos de Damião, ensinando as letras do nome dele e, em seguida, as letras do nome de Sandra. 

Foto: Reprodução

A campanha de NINHO® para o Dia das Mães mostra que o processo de aprendizagem pode ser uma troca. Mães ensinam, mas também aprendem com seus filhos. Foto: Reprodução

E quando Sandra finalmente conseguiu escrever seu próprio nome, uma onda de orgulho e superação invadiu seu coração. Ela decidiu fazer uma nova identidade, para que, ao chegar nos lugares, pudesse dizer: “Agora eu já sei ler e escrever”. Era a sua maneira de afirmar ao mundo que ela agora sabia ler e escrever, sem mais sentir vergonha.

Leia também: Atacante de clube goiano ensina massagista a ler e escrever

Leia também: Garoto de 10 anos cria ‘cartilha’ de alfabetização para ensinar amiguinho a ler

Pacientemente, Damião ensinou cada letra do alfabeto para a mãe, até ela saber escrever o próprio nome. Foto: Reprodução

E ela foi além! Em apenas um ano, Sandra leu incríveis 107 livros. Um número impressionante, considerando que, em média, os brasileiros leem apenas quatro livros por ano. E entre todos os livros, um se destacou: “Ninguém nasce genial”, do escritor Sérgio Vieira Brandão. 

Sandra escreveu seu nome nele, pois percebeu que ninguém nasce gênio, mas todos têm a capacidade de aprender e crescer, não importa a idade! 

Histórias reais de mães que aprendem com os filhos

Agora você pode assistir a essa história emocionante ganhar vida no filme da campanha de NINHO® para o Dia das Mães. 

A campanha mostra que o processo de aprendizagem pode ser uma troca, em que mães ensinam, mas também aprendem com seus filhos. Entre as quatro protagonistas, está Sandra. 

“Para NINHO®, o aprendizado é um processo contínuo e essencial na formação das crianças, e sabemos que a nutrição é um fator fundamental nessa evolução. Valorizamos muito a cumplicidade entre mãe e filho, e como essa relação pode contribuir para um aprendizado mútuo, pois sabemos que mães ensinam, mas também aprendem com os seus filhos”, disse Stephanie Arnesen, Diretora de Marketing de Lácteos da Nestlé.

“Eu sou professor, mas tô sendo aluno dela”. Foto: Reprodução

“E por isso, convidamos essas mães a acolherem as suas inseguranças sobre como educar, libertando da necessidade de saberem todas as respostas. Queremos incentivá-las a enxergarem mais leveza nesse processo, ainda mais nos dias de hoje, com tantas incertezas, dando espaço para também aprenderem durante o desenvolvimento dos filhos”, completou.

Embalado pela trilha sonora de “O Caderno”, de Toquinho, o vídeo vai tocar seu coração e reforçar a importância do amor e da educação na vida de uma família. 

Confira:

Mais histórias para te emocionar!

Nas redes sociais, a @nestelinho compartilha a história das outras mães através das lentes do fotógrafo Brian Baldrati (@isthisreal). Essas narrativas contam com depoimentos reais da Gisele, mãe do Rafael e da Sara, uma criança com síndrome de Down; Sandra, mãe adotiva do Ryan; e Alessandra, que aprendeu um novo esporte para ajudar seu filho Artur. 

Além disso, NINHO® se une a mães criadoras de conteúdo do Digital Favela, o maior ecossistema de influenciadores de favelas do mundo, que compartilham suas perspectivas sobre aprendizagem mútua.

Parabéns por essa bela iniciativa, NINHO®. Amei muito! 💛

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar