Quando tinha apenas 11 anos, Richard Turere, um pastor de gado maasai – pertencente a um grupo étnico africano de seminômades do Quênia, – inventou um sistema que protege suas vacas contra predadores, como os leões.
“Eu amo leões. Não vejo por que não deveria amá-los. Se minhas vacas estão protegidas e seguras, podemos viver com os leões sem nenhum problema“, disse o rapaz, agora com 18 anos, sete deles dedicados ao pastoreio.
Richard com certeza não é um pastor comum: agregando tecnologia à sua fazenda, ele inventou um sistema de iluminação movido a energia solar para manter os leões fora do curral.
Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar, você doa outro para crianças em situação de vulnerabilidade, clique aqui.
Com isso, sua família, que vinha perdendo 9 vacas por semana, parou de ter prejuízos (cada vaca vale US$ 1.000 por lá).
“Os ataques de leões ao nosso gado eram desenfreados e aconteciam diariamente”, disse Veronica, mãe de Richard. “Depois das luzes, não tivemos mais problemas.”
Tentativa e erro
A invenção de Richard foi sendo aprimorada com o passar do tempo. Ele começou com um espantalho, que os leões logo ignoraram.
Depois, construiu um curral escuro para dificultar a visão deles, mas eles ainda podiam sentir o cheiro das vacas.
Certo dia, andando à noite pela área com uma lanterna, percebeu que os predadores se sentiam intimidados em atacar: nascia as ‘lion lights’ (luzes de leão, em tradução livre) – que imitam o movimento da lanterna, de forma automática.
Aprendeu sozinho
“Comecei a aprender sobre eletrônica desmontando coisas”, conta Richard. “Desmontei o rádio novo da minha mãe e ela ficou muito irritada – quase me matou!”
Atualmente, as ‘luzes de leão’ protegem 750 propriedades dentro e fora da comunidade de Richard – e ele tem feito ajustes a cada nova versão.
“Sou chamado muitas vezes para fazer a manutenção nas luzes porque as pessoas realmente não sabem como elas funcionam”, diz Richard. “Tentam consertá-los sozinhas, então tive a ideia de tornar o sistema automático.”
Na prática, as lion lights também saem a um preço baixíssimo: US$ 200, o equivalente a 20% do valor perdido por uma vaca levada pelos predadores. Metade do dinheiro geralmente vem de ONGs, enquanto o restante é fornecido pelo cliente.
Reconhecimento
A invenção de Richard mudou a vida dele de muitas maneiras – ele conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola de prestígio em Nairóbi e foi convidado a conhecer Jack Ma, o fundador do megasite de vendas chinês Alibaba.
Ele é bem conhecido dentro e fora do Quênia como o “menino das luzes de leão” e outras comunidades de lugares distantes, como Argentina e Índia, também adotaram versões das luzes que desenvolveu.
“Eu amo tecnologia, usar minhas mãos e ser prático. É o que eu amo fazer e o que me move..
Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar, você doa outro para crianças em situação de vulnerabilidade, clique aqui.
Fonte: BBC
Fotos: Reprodução / BBC Brasil
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar