Evento foi aberto às famílias e destacou talentos de todas as idades em diferentes linguagens
artísticas, do desenho à música, passando por colagem e xilogravura, entre outras.
A Expo Quinzinho 2022 representa o retorno de um evento já tradicional na E.M. “Quinzinho de Barros”, localizada no bairro Vila Hortência, na Zona Leste de Sorocaba. O objetivo é promover a essência humana e pedagógica em sala de aula, sendo que a iniciativa volta a ser presencial neste ano, sem deixar de utilizar os novos recursos tecnológicos, como lousa digital, tablets e kits pedagógicos, a exemplo do Mind Lab, adquiridos pela atual Administração e que já integram o cotidiano de professores e alunos nas aulas de aula.
A atividade, também chamada ExpoQuin pela comunidade escolar, acontece desde 2014 e chega agora à sua 8ª edição, desta vez sobre o tema “O Brasil nas cores, luzes e traços de Aldemir Martins”. Este ano também é quando se comemora o centenário do artista que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo dia 8 de novembro.
Aberto às famílias dos alunos, o evento apresentou os trabalhos feitos, com muita criatividade, pelos estudantes em sala de aula, utilizando diferentes técnicas e materiais, tais como desenho, colagens, pintura, xilogravura, entre outros, explorando caixas de papelão, placas de isopor, EVA, tecidos, plásticos reciclados e demais, de forma surpreendentemente criativa. Ainda, houve apresentações musicais feitas pelos alunos e até um desfile com eles vestindo as camisetas pintadas especialmente em referência ao tema.
“São ações, como essas, livres e criativas, que proporcionam às nossas crianças o pleno desenvolvimento de suas habilidades, ao estimular a sua socialização e aprendizagem. As equipes nas escolas estão de parabéns”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.
A orientadora pedagógica Priscila Oliveira explica que atua nesse formato de trabalho, com base no contexto pedagógico para conclusão do ano letivo. “Neste ano, a gente decidiu homenagear o Ademir Martins, que é um renomado pintor brasileiro. Os professores desenvolveram seus trabalhos artísticos, fazendo releituras de obras de arte com sucata e transcendendo a questão efetivamente de uma pintura em tela”, relata.
“Foi muito aprendizado envolvendo arte, geografia, história, por meio de pesquisa, muita dedicação, tanto dos alunos, em sala de aula, como de nós, em casa. Neste projeto, também ajudamos na confecção da maquete, então, foi muito envolvimento da família e deles, como grupo, na escola também”, ressaltou Valdirene Estanagel Leme, mãe de aluno.
Saiba mais sobre Aldemir Martins
O artista plástico nasceu no município de Ingazeiras, localizado na região conhecida como Vale do Cariri, no Ceará, em 8 de novembro de 1922. Deixou como legado um enorme acervo de obras, que são importantíssimas para o panorama das artes plásticas no Brasil, tanto pela qualidade técnica, bem como por interpretar o “ser” brasileiro, carregando a marca da paisagem e do homem do Nordeste.
Entre as principais obras de Aldemir Martins estão: “Vaso de Flores”, lançada em 1985; “Macambira”, em 1986; “Escritório de Arte” e “Cangaceiro”, em 1998; “Gatos”, em 2005; e “Paisagem”, em 2013.
Com seus temas inconfundíveis, representou a natureza e a gente do Brasil. Nas pinturas de paisagens, frutas, cangaceiros, peixes, galos, cavalos e na sua série de gatos, transparece uma brasilidade em cores fortes, luzes e traços marcantes
Fotos: Rose Campos.
Educação – Agência de Notícias