Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de Oficina de Robótica nesta sexta-feira (14)

Dando continuidade aos projetos pedagógicos da Rede Municipal, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, nesta sexta-feira (14), na E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, a Oficina de Robótica com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Conduzida pela gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, professora Helana Ferraz e o gestor de Desenvolvimento Administrativo da mesma secretaria, professor Paulo Bruno Pistilli, além dos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estagiários do Programa Edutec, Gilberto Oliveira e Vinícius Cato, a oficina teve como objetivo capacitar os alunos para o manuseio dos itens de robótica educacional, para que, posteriormente, sejam multiplicadores aos demais colegas da unidade.

O curso segue a dinâmica do Projeto Fab Lab, o Laboratório de Soluções Digitais e Engenharia Robótica do Parque Tecnológico de Sorocaba, que instrui sobre os fundamentos da Cultura Maker (Faça você mesmo) e proporciona atividades de Lógica, Ciência e Robótica aos estudantes. “No decorrer do projeto junto ao Fab Lab, os alunos realizaram diversas atividades, desde Robótica até Programação. Agora, com a oficina, nós pretendemos aproveitar esses ensinamentos que eles já tiveram, para que desenvolvam, ainda mais, as habilidades e exerçam o papel de multiplicadores junto aos alunos dos anos iniciais da escola”, conta a gestora Helana.

O conteúdo de robótica é composto por livro didático, peças em MDF e componentes eletrônicos para montagem dos projetos propostos, além de ferramentas também em MDF, garantindo o uso seguro dos estudantes. As escolas ainda têm acesso a uma plataforma educacional, com vídeos tutoriais e materiais de apoio, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediados pelos professores.

Caio Henrique de Oliveira Gonçalves e Pedro Henrique Furtado Frias, alunos do 7º ano, estiveram presente no último encontro do Fab Lab, realizado no PTS, e com muita empolgação contaram sobre as experiências que tiveram nos encontros tecnológicos. “Da última vez, nós vimos coisas muito maneiras, como impressoras a laser. Hoje, estamos mexendo com circuitos e outras peças que eu nem imaginava que conseguiria usar”, revela Pedro. A metodologia utilizada pelos projetos potencializa o desenvolvimento dos estudantes no quesito interdisciplinaridade, promovendo autonomia e a descoberta do mundo da robótica e da cultura maker.

A Oficina de Robótica terá continuidade na próxima semana, quando os participantes poderão finalizar as atividades realizadas no primeiro encontro e concluir o conteúdo proposto pela equipe de gestores responsáveis pelo projeto na rede.


Educação – Agência de Notícias