Alunos da E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” recebem espetáculo teatral sobre educação ambiental

Pensando na importância da promoção da educação ambiental entre as crianças, o espetáculo “A Turma do Lamba contra os inimigos da natureza” chegou à E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” na última semana, no bairro Vila Fiori, em Sorocaba, sendo prestigiada por 190 alunos, com idade entre 12 e 14 anos.

A apresentação é realizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), entidade reguladora do Saae/Sorocaba, com o apoio do Consórcio PCJ.

A atração abordou, de forma dinâmica, lúdica e divertida, a importância do saneamento básico e da preservação do meio ambiente, colaborando para o processo de educação, mobilização e conscientização sobre o tema.

A turma é composta por Dora Reguladora, Sr. Mandilson, Lalá, Vovô Pescador e Lamba, personagens alegres e cheios de carisma que, juntos, buscam maneiras de combater a poluição dos rios. O grupo apresenta situações, com o intuito de sensibilizar e orientar os pequenos sobre o descarte incorreto de resíduos, poluição mundial e desperdício de água.

O espetáculo foi responsável pelo fechamento da série de trabalhos desenvolvidos pela equipe escolar acerca da temática junto aos alunos. Além de prestigiarem a peça, os estudantes realizaram, também, um plantio de mudas, com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). “Nossas ações sobre o meio ambiente tiveram início durante o Desfile Cívico, em comemoração ao aniversário da cidade deste ano. Dese então trabalhamos questões que envolvem as plantas e os animais nativos da nossa região, por meio de um conjunto de atividades que abordam questões ambientais”, conta a diretora da escola, Thaís Mirela Andrade Reis.

Ações, como essa do espetáculo teatral, complementam o conteúdo acerca do tema abordado em sala de aula, estimulando, assim, a reflexão das crianças. “A iniciativa proporciona aos nossos estudantes um momento de reflexão sensível e prático, sobre as consequências de atitudes que prejudicam o meio ambiente. Essa é uma forma criativa e efetiva de chamar a atenção sobre o assunto, que deve fazer parte da nossa rotina”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.


Educação – Agência de Notícias