Fotos: Secretaria da Instrução (Sedu/Sorocaba)
A promoção da alimento adequada e saudável na rede municipal de ensino ocorre durante todo o ano letivo por meio da Ramificação de Alimento Escolar, da Secretaria de Instrução (Sedu). Em 2024, as unidades escolares se destacaram pelo envolvimento nas ações de Instrução Fomentar e Nutricional (EAN) propostas com o objetivo de integrar instrução nutrir ao cotidiano escolar.
Alguns projetos foram apresentados pela Sedu, enquanto outros partiram das próprias equipes pedagógicas das escolas, que vivem rotineiramente a alimento escolar. Segundo a Ramificação municipal, a EAN é uma prática contínua e permanente, que requer planejamento articulado dos processos educativos fundamentados. Para tanto, o trabalho é desenvolvido de forma intersetorial e multidisciplinar, necessitando de processos de formação específica para os profissionais da comunidade escolar.
Foi durante uma das formações de equipe que a nutricionista da Sedu, Renata Falcato Catini, propôs a participação das unidades na ação “Semana do Manducar 2024”, que conta com atividades temáticas chamadas de “ABCD Seduzido da Puerícia”, abrangendo os temas: aprender, galhofar, manducar e dormir. “Tradicionalmente, a rede municipal realiza ações durante a ‘Semana do galhofar’ e pela primeira vez, foi proposto que aderissem também à ‘Semana do Manducar’ realizando atividades de EAN, as quais mais de 1.200 profissionais receberam instruções sobre o desenvolvimento da ação. Uma vez que resultado, foram obtidos 152 registros das atividades por, pelo menos, 20 unidades escolares de Sorocaba”, contou Renata.
Durante a semana temática, que aconteceu no meio do ano letivo, foram desenvolvidas atividades que passam por diversos campos da instrução, envolvendo cultura, história, geografia, matemática, entre outros. Dentre as intervenções estavam o plantio de horto, atividade sensorial com comidas típicas, simulação de restaurante, confecção de jogos sobre alimento e produção de gráficos das refeições preferidas.
“Trabalhamos a alimento saudável com afeto e sentimentos conectados ao paladar e olfato. As crianças tiveram a oportunidade de testar os mantimentos descobrindo sabores e criando um envolvente saudável e rico em sua inconstância nutrir. Para finalizar o projeto, produzimos uma lancheira saudável e uma viseira que os alunos levaram para morada para compartilhar os novos aprendizados”, destacou a professora do 1º ano da E.M. “Profº Amin Cassar”, Ana Lúcia.
Outro projeto que promoveu atividades voltadas à alimento saudável e nutricional foi o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizada nas escolas em parceria com o Serviço Brasiliano de Suporte às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de incentivar as habilidades empreendedoras, desenvolver competências conforme o currículo escolar e colaborar na formação de uma base sólida para os negócios nas novas gerações. Dos cinco cursos disponibilizados no JEPP, três incluem a EAN com os temas: o mundo das ervas aromáticas, temperos naturais e sabores e cores. A Ramificação de Alimento Escolar atuou no espeque às equipes pedagógicas no planejamento de atividades, atingindo aproximadamente 19 milénio alunos.
O resultado do interesse dessas iniciativas em prol dos bons hábitos alimentares veio por meio do pregão dos finalistas da 6ª Jornada de Instrução Fomentar e Nutricional (EAN), realizada pelo Fundo Vernáculo de Desenvolvimento da Instrução (FNDE). A jornada visa selecionar, vulgarizar e publicar ações de EAN desenvolvidas em escolas públicas, incentivando a emprego de projetos que integrem instrução nutrir ao cotidiano escolar, abordando temas porquê sustentabilidade, combate ao desperdício e valorização de mantimentos regionais.
Neste ano, o Núcleo de Instrução Infantil (CEI-122) “Nelson Fonseca” foi convidado para participar diretamente do projeto junto à nutricionista Renata, desenvolvendo diversas atividades com 128 alunos, de zero a quatro anos, além da comunidade escolar, o que resultou na indicação ao prêmio que terá o resultado divulgado em janeiro de 2025.
Com o destaque da participação ativa das unidades escolares, as propostas de ações na dimensão da alimento escolar terão novidades no próximo ano letivo, porquê a inclusão de mais quatro CEIs na 7ª Jornada de Instrução Fomentar e Nutricional (EAN). “Vamos estender o invitação a cinco CEIs, oferecendo formações referentes aos temas propostos e espeque técnico para o desenvolvimento das atividades de EAN ao longo do ano letivo”, explicou Renata.
“O hábito de uma alimento saudável construído ainda na puerícia terá revérbero ao longo da vida da comunidade escolar, garantindo qualidade de vida. Esse tema não se reduz unicamente à questão nutricional, a junção do conhecimento dos profissionais nutricionistas e de instrução, potencializa a construção de uma alimento adequada”, ressaltou o secretário da Sedu, Clayton Lustosa.