O CEI-79 “Professor João Tortello”, localizado no Jardim Botucatu, na Zona Norte da cidade, vivenciou uma experiência coletiva de transformação ambiental. O terreno ao lado da creche recebeu uma completa revitalização, que incluiu limpeza, terraplanagem, plantio e pintura do local.
A diretora da unidade, Aline Fernanda Camargo Sampaio, mobilizou a transformação e, para tanto, contou com o apoio da Prefeitura e da equipe escolar, de forma voluntária.
Para a terraplanagem, foram necessários 16 caminhões de terra, que foram retirados de outro terreno público no bairro, e mais dois caminhões de saibro. Com isso, o local está sendo utilizado como estacionamento pelos funcionários da creche.
Na reformulação do espaço, foi realizada também a pintura do muro da unidade, indicando as vagas de estacionamento, bem como o plantio de 26 mudas de Clusia, doadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para cercar o entorno do terreno. A equipe escolar e os vizinhos da escola também colaboraram voluntariamente no plantio.
“Para além deste movimento de transformação local, a ação se insere em um Projeto de Educação Ambiental, uma vez que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda essa questão”, destaca a diretora Aline. A BNCC coloca esse tema entre as competências gerais, como “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”
“Além dessa ação, dezenas de escolas municipais, depois de muitos anos sem manutenção por gestões públicas anteriores, já estão passando por reformas, reparos e melhorias, que acarretarão em melhor estrutura para o atendimento dos alunos da rede e de toda comunidade escolar”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.
Educação – Agência de Notícias