Primeira fase do projeto-piloto inédito já capacitou 60 educadores em três unidades escolares da cidade.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio da empresa Lord, acaba de aderir ao Movimento Escolas Pelo Clima (EpC) e, numa ação inédita, lança o projeto “Educação Climática nas Escolas”, voltado a educadores e estudantes da rede pública municipal. O objetivo é divulgar o tema e preparar a comunidade escolar para atuar na busca de soluções práticas para o enfrentamento da situação climática e envolver temas como sustentabilidade e economia circular.
A iniciativa foi criada como um projeto-piloto e envolve, neste momento, três escolas municipais de tempo integral: E.M. “Prof. Amin Cassar”, no Jd. Santa Cecília; E.M. “Walter Carretero”, no bairro Ana Paula Eleutério, ambas na Zona Norte; e E.M. “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, na Zona Oeste da cidade. São responsáveis pela implantação do projeto nas escolas as gestoras de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Izaura Mendes e Lauren Cazerta. Nesta primeira fase do projeto, o foco foi a formação de cerca de 60 educadores, que passaram por atividades formativas conduzidas pelo EpC, tais como aulas e palestras, abordando aspectos sobre a situação climática, além da realização de projetos de ação climática conectados à realidade da escola e ao perfil dos estudantes.
Outras atividades formativas, produção de e-books e desafios estão previstos até agosto deste ano, envolvendo educadores, estudantes e voluntários da Lord, no primeiro ano do projeto.
A Secretaria da Educação acredita na parceria para qualificação e atualização do seu corpo docente em educação climática e observa que formações, como essa, são fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos bem informados, conscientes da sua realidade e protagonistas de ações que contribuam para a sustentabilidade em suas comunidades.
“É muito positivo podermos ter nossos alunos da rede municipal participando de uma iniciativa tão alinhada com a ideia de sustentabilidade, podendo contribuir diretamente e com criatividade para a elaboração de novas soluções que tenham esse propósito”, afirma o secretário da Educação, professor Marcio Carrara.
“A criação de ações, propostas e projetos aproxima a situação climática da escola, do currículo escolar e de sua comunidade, estabelecendo uma conexão importante entre as ações humanas e a mudança climática, que afeta o planeta em diferentes escalas e intensidades”, explica o diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima, Edson Grandisoli, ao falar sobre a importância do projeto.
Parceria a favor do clima e da sustentabilidade
A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, o EpC e a Lord é inédita. Com uma das unidades sediadas em Sorocaba, a Lord atua no segmento de embalagens plásticas flexíveis há 50 anos e reforça, nessa ação, seu compromisso com a sustentabilidade. Durante a realização do projeto, voluntários do Projeto Eco, desenvolvido pela empresa, estarão bem próximos às escolas e receberão formações exclusivas do EpC.
“Apoiar esse projeto inédito, para a formação de jovens a respeito de temas, como sustentabilidade, economia circular, gestão de resíduos e proteção do clima, é de fundamental importância para nós, pois nosso objetivo é contribuirmos continuamente para gerar um impacto positivo na sociedade”, destaca Herman Moura, presidente da Lord.
Sobre o Movimento Escolas Pelo Clima
Com mais de 580 escolas signatárias, entre públicas e particulares de todo o País e de Portugal, representando mais de 335 mil estudantes e 35 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a agenda climática. A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo Sistema B, que atua com educação climática nas instituições de ensino.
Arte: Thiago Delmonde/Secom
Educação – Agência de Notícias