A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a ONG Renovatio, está realizando exames oftalmológicos e providenciando gratuitamente os óculos de grau adequados aos alunos da rede municipal, nos casos em que o recurso seja necessário.
A iniciativa consiste na realização do Projeto Ver + Educa, criado pela ONG, ao lado da Associação Parceiros da Educação, cujo objetivo é promover a inclusão de crianças e adolescentes, por meio de cuidados com a saúde visual.
Quando a proposta chegou até a Sedu, o projeto foi prontamente abraçado, com a meta de proporcionar o benefício a mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino, especialmente em áreas que concentram mais famílias em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma ação preventiva e que atende crianças com idade a partir de seis anos, buscando identificar patologias ligadas à visão e oferecendo os óculos, sem custo algum, para os alunos. Além disso, se for diagnosticado algum estudante com necessidade de tratamento prolongado ou cirurgia, é providenciado o encaminhamento para a área da saúde do município.
O projeto está sendo colocado em prática, graças a uma emenda parlamentar destinada à ONG pelo deputado federal Vitor Lippi. Assim, foram contempladas 10 cidades da região de Sorocaba e, no município, abrange cinco escolas: E.M. “Prof. Amin Cassar” (com a expectativa de atender 270 estudantes); E.M. “Jaci Dourado Matielli” (180 estudantes); E.M. “Prof. Walter Carretro” (300 estudantes); E.M. “Prof.ª Ana Cecilia Falcato Prado Fontes” (620 estudantes) e E.M. “Avelino Leite” (630 estudantes).
Nesta quinta-feira (2), o prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, em visita à E.M. “Avelino Leite de Camargo”, para conhecer o projeto. Lá, o chefe do Executivo pôde verificar, de perto, como funciona a avaliação e a retirada dos óculos pelas crianças. “Esta iniciativa é muito bem-vinda à nossa cidade, uma vez que está beneficiando nossos estudantes, sobretudo aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Parabenizamos a todos por esse projeto, que deverá ser ampliado, atendendo, ainda mais, alunos da rede municipal”, disse o prefeito.
O Dr. Renato Digheti Busch, um dos médicos participantes da ação, destaca a importância dessa iniciativa. “Percebemos que, para muitas crianças, esta é a primeira oportunidade que elas têm de passar por um exame oftalmológico. E receberem esse cuidado pode fazer toda a diferença na sua saúde, bem-estar e também no seu desempenho escolar, que poderia estar sendo prejudicado pela dificuldade de visão”, considerou.
Victor Fazio, um dos responsáveis pela ONG Renovatio, fala sobre o importante trabalho que vem sendo feito pela equipe. “Montamos um consultório volante, em um ônibus equipado com a estrutura necessária para os exames e, assim, podemos levar esse atendimento a muitas crianças e adolescentes.”
Depois de passar pelos exames, os alunos têm a oportunidade de escolher, entre dezenas de modelos de armações de óculos, aquela que cada um mais gosta e que é adequada ao seu rosto e idade.
Célia Regina Rodrigues da Silva elogiou a ação realizada na escola onde seu filho, Enzo, estuda. “Estava ansiosa, porque já esperava a confirmação de estrabismo pelo médico. E fiquei muito feliz por ele ter a chance de receber também os óculos. Porque, não basta o diagnóstico, se a gente não tem condições de comprar o que o médico receita. A Prefeitura está de parabéns!”, comemorou.
Fotos: Rose Campos/Secom
Educação – Agência de Notícias