Projeto Eu Pratico Esporte – Judô

 

Alunos da E.M. Dr. “Quinzinho de Barros”, na Zona Leste, que integram, na modalidade Vôlei, o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participaram de uma apresentação especial dirigida aos pais e familiares, em que puderam demonstrar todo o aprendizado nessa prática esportiva ao longo do ano letivo.

Os alunos foram orientados pelo professor de Educação Física e de judô Rafael de Moraes Carvalho Dias. “A gente fez uma apresentação de judô, para mostrar aos pais e demais familiares tudo que os alunos têm aprendido com o projeto. Mostramos alguns movimentos, que dão uma noção de como é a arte do judô, como se cumprimenta, por exemplo. E acaba ficando evidente a organização e a disciplina dos alunos, como arrumar o chinelo deles, as roupas do judô, de que forma amarrar a faixa, entre uma série de outras coisas trabalhadas”, revela o professor. “Também é possível notar a evolução dos alunos na prática esportiva. Além disso, acabam sendo treinados sobre como respeitar o outro e, também, aprendem a lidar melhor com a ansiedade, que é um comportamento que se sobressaiu muito, de maneira geral, durante o período mais crítico da pandemia”, ele completa.

Os pais também estão atentos a esses detalhes, que acabam transparecendo no dia a dia dos alunos. É o que avalia Rodrigo Bernabel Grossi, pai da aluna Isabele, do 3º ano do Ensino Fundamental. “É muito bacana, porque o esporte ajuda muito no desenvolvimento geral da criança. É o que percebo com minha filha, Isabele. Ela demonstrava muito medo das coisas e, agora, com as atividades que a ensinam a cair da maneira correta, a pular e a se jogar, vejo que ela está mais autoconfiante e lidando melhor com a ansiedade, pois a arte marcial ajuda muito nisso”, conta o pai.

“Temos observado que, em todas as modalidades esportivas, os benefícios proporcionados aos alunos são muitos. O que reforça a nossa ideia de que o esporte é para todos e que, portanto, todos os alunos podem praticar e usufruir do impacto positivo de adotar uma prática esportiva em sua rotina”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Temos acompanhado atentamente os relatos qualitativos dos pais e responsáveis dos alunos sobre o projeto. Felizmente, quando analisamos também os quantitativos, como, por exemplo, o número de desistências, que é muito baixo, podemos afirmar que o ‘Eu pratico’ é uma prática pedagógica muito bem-sucedida da Secretaria da Educação”, completa o professor e idealizador do projeto, Luis Gustavo Maganhato.

 


Educação – Agência de Notícias