Centro de Educação Infantil municipal oferece a pais e responsáveis palestra sobre primeiros socorros

Pais e responsáveis de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI)-117 “Nathália Orejana”, no Jardim Rodrigo, Zona Norte, puderam participar, na tarde de terça-feira (13), de uma palestra sobre prevenção a acidentes e primeiros socorros proporcionada pela unidade escolar, que tem administração compartilhada entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a instituição IFMC (Instituto dos Filhos Misericordiosos da Cruz).

O gestor, Frei Elton, também esteve presente na ocasião. A unidade atende 160 crianças de um a três anos e meio. O local recebeu várias melhorias recentemente, com serviços de manutenção e revitalização do prédio e vários novos brinquedos para o espaço do playground. Agora, foi a vez de oferecer uma ação de conscientização e treinamento voltado aos pais e responsáveis. “A ideia da realização da palestra é que os pais e responsáveis possam, mesmo em casa, saber o que fazer em eventuais situações de emergência, agindo rápido e de forma adequada em situações críticas. Nosso objetivo também é fazer novas ações educativas, como esta, orientando a comunidade escolar”, afirma a diretora da escola, Cíntia Frazão Garcia dos Santos.

A palestra e as orientações foram dadas pelo bombeiro educador Cabo Paes, do 15º Grupamento de Bombeiros, do posto Cerrado. Envolvendo o tema sobre Primeiros Socorros, foram abordadas situações, como desmaio, convulsões, engasgamento e massagens cardíacas.

“Achei interessante, pois houve bastante participação dos pais e responsáveis, inclusive com várias perguntas”, diz o Cabo Paes. “Procuramos transmitir informações que possam, em uma situação como essa, evitar que a pessoa fique apavorada e que possa intervir e ajudar alguém a fazer as primeiras ações de socorro, de forma adequada. Já ouvi vários relatos de pessoas que conseguiram reverter uma situação assim, ajudando a salvar uma vida”, conclui o bombeiro.

“O objetivo principal é frisar à comunidade participante a importância dos cuidados preventivos, nas inúmeras circunstâncias que podem ocorrer no dia a dia, inclusive em suas residências, e ensinar como proceder nos casos em que há necessidade, utilizando métodos que possam ajudar a salvar vidas”, finaliza a diretora do CEI-117.

Também receberam as orientações do bombeiro educador toda a equipe da escola, incluindo o time gestor, professores, merendeiras, auxiliares de classe e de limpeza.


Educação – Agência de Notícias