Semana do Esporte Educacional de Sorocaba tem encerramento com atividades de badminton e tênis de mesa na Arena Sorocaba

A Arena Sorocaba, localizada no km 106 da Rodovia Raposo Tavares, transformou-se, na manhã desta segunda-feira (5), em várias miniquadras, integrando as atividades de badminton e tênis de mesa que encerraram a Semana do Esporte Educacional, prevista no calendário escolar. A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), contou com a participação de cerca de 280 alunos das Escolas Municipais Dr. “Achilles de Almeida” (Vila Hortência), Prof. “Edemir Antônio Digiampietri” (Vila Barão), Prof. “Oswaldo de Oliveira” (Éden), “Rosa Cury” (Jardim Americano) e Prof.ª “Maria de Lourdes Ayres de Moraes” (Jd. Santa Marina).

Todas essas unidades escolares estão inseridas no projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, que proporciona o ensino dessas e de outras 11 modalidades esportivas a um total de 1.250 alunos da rede municipal de ensino. Na ação de hoje, houve também a parceria com a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), por meio do projeto “Caravana Esportiva”, que promove o contato dos alunos com atletas profissionais de cada modalidade esportiva.

“A Semana do Esporte Educacional é mais uma ação de sucesso promovida pela Sedu, que vem não apenas valorizando a prática do esporte dentro das escolas, mas também estimulando os alunos a se engajarem, cada vez mais, nesse grande projeto, lembrando, de forma muito inclusiva, que o esporte é para todos”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Eu acho que é fundamental a vivência esportiva para essas crianças. Acredito que a maioria das crianças que estão aqui, hoje, na Arena Sorocaba, praticando tênis de mesa e badminton, não conhecia esses esportes. E elas estão tendo a oportunidade de jogar com professores que são também técnicos de competições regionais e do campeonato paulista, oferecendo orientação pedagógica para que conheçam um pouco mais dessas modalidades”, afirma o secretário da Sequav, Pedro de Souza.

A ideia é que as crianças e adolescentes que integram os projetos municipais da Sedu e da Sequav possam praticar alguma atividade física e combater o sedentarismo, de forma prazerosa e lúdica, podendo levar essas boas experiências para o resto da vida.

Evandro Felipe da Silva, técnico da equipe de badminton que representa Sorocaba nos torneios oficiais, pela Associação Tropeiros do Badminton, foi um dos instrutores em quadra. “Esse é o mais rápido entre os esportes de raquete e representa, no aprendizado para a criança, a noção de tempo e espaço, cooperação, agilidade e coordenação motora, além de trazer também a possibilidades de uma vivência que não é tão comum para os alunos. Aqui, no evento, esse contato com o esporte está sendo fantástico”, opina o técnico.

Milton Teraguchi, do Instituto Fairplay, há anos se dedica ao ensino do tênis de mesa em Sorocaba. “Nós temos atletas que participam dos Jogos Regionais, Jogos Abertos, da Juventude e também damos apoio à terceira idade. Fomos convidados a participar deste evento com as escolas públicas e é muito importante apoiar esse tipo de ação, porque educação e esporte têm o potencial de mudar o futuro de muitas dessas crianças”, considera.

Fernanda Valéria Caliani Campos, professora de Educação Física da E.M. Prof. “Edemir Antônio Digiampietri”, também destaca a relevância dos projetos “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e “Caravana Esportiva” e seu ápice, agora, com a Semana do Esporte Educacional de Sorocaba. A atividade vem despertando a atenção de alunos, como o Paulo, do 5º ano da E.M. Prof.ª “Maria de Lourdes Ayres de Moraes”. “Acho muito legal poder participar das aulas de tênis de mesa. Eu nunca tinha jogado. É uma experiência nova e já sou considerado um dos melhores da escola. É a primeira vez também que estou vindo aqui, na Arena Sorocaba”, conta o estudante.

Já, a aluna Camile pratica o badminton. Está há pouco mais de um mês no projeto, motivada por uma amiga, e já se integrou totalmente ao grupo. “O que mais motiva é quando a gente vê que vai melhorando na prática. Quanto mais pratica, mais fácil vai ficando e mais gostoso de jogar”, comenta.

“No começo, as crianças foram surpreendidas com o badminton, por ser uma modalidade nova. Estão adorando e evoluíram muito rápido. Eu também não conhecia o esporte, precisei estudar a respeito e estou amando a atividade”, conta a professora Fernanda Valéria.

As atividades são tão cativantes que teve até pais e responsáveis arriscando algumas jogadas em quadra e foram muito bem-vindos, claro, pois esta era exatamente uma das propostas do evento, estimular também os familiares e o público a participarem dos jogos.

Cássia Regina Regina Cordeiro Fausto, mãe da Maria Eduarda, relata a felicidade da filha de participar das aulas de tênis de mesa, que são uma novidade para a aluna do 4º ano. A mamãe Michele de Oliveria Gonzaga também é uma incentivadora do filho, Giulio César, atualmente um adepto do badminton. “Ele treina bastante, gosta demais e não quer faltar aos jogos. Até pesquisa vídeos na internet para me mostrar como é. Ficou muito feliz de encontrar seus ídolos do esporte aqui”. Também José Carlos Teixeira, pai da Nicole, trocou algumas jogadas com a aluna em quadra.

Logo na sexta-feira, ela veio muito entusiasmada, pedindo para eu estar presente hoje, aqui. Tive que arrumar um tempinho no trabalho para conseguir vir. Mas estou muito feliz por ela”, ele frisa.

O professor José Lourenço Prohaska, da E.M. “Rosa Cury”, também falou dos benefícios que o projeto vem proporcionando aos alunos. “O tênis de mesa é a modalidade que vem sendo praticada em nossa escola e nos surpreendeu muito com o número de alunos interessados em participar. Tanto que foi preciso ampliar o número de vagas inicialmente previsto para o projeto. Alguns, que ainda não entraram, já perguntam quando terá mais vagas para eles participarem também. A atividade aqui, na Arena Sorocaba, também é importante para que eles compartilhem com colegas de outras escolas o aprendizado obtido, além do contato com os profissionais”, completa.

A proposta da 1ª Semana do Esporte Educacional foi um sucesso! E isso nos estimula, ainda mais, a ampliarmos o projeto para garantirmos esse direito a um maior número de estudantes da rede”, finaliza o professor de Educação Física, Luis Gustavo Maganhato.

Fotos: Luis Felipe Pio/Secom


Educação – Agência de Notícias