Nunca é tarde para estudar: aos 51 anos, a diarista Janete Alves da Costa, de Mirassol (SP), conseguiu conciliar a rotina cansativa do trabalho com os estudos para se formar em Direito.
Janete sempre teve vontade de voltar a estudar, mas o interesse pela advocacia surgiu com o passar do tempo. Dentro da universidade, ela nunca pensou que sua idade seria um problema.
“Eu via pessoas com 60 anos fazendo sua primeira graduação, e eu achava aquilo maravilhoso. Hoje em dia, você vê cada vez mais pessoas experientes colando grau, conseguindo a carteirinha da OAB. Para estudar não tem idade”, afirmou.
Janete concilia trabalho e estudos. Foto: Reprodução/TV TEM
O mais legal é que Janete contou com o apoio dos patrões para conciliar a agenda. Ao descobrirem que ela queria ser advogada, eles também abraçaram seu sonho.
“É uma amiga muito carinhosa, conselheira. Estou muito feliz por ela e orgulhosa. Vou perder minha funcionária, mas fico feliz por ela ser bem-sucedida”, contou Paula Diniz, amiga e empregadora de Janete.
Foto: Reprodução/TV TEM
Ainda que o apoio de seus amigos e familiares tenha sido praticamente universal, Janete lembra que precisou enfrentar o preconceito de outras pessoas.
“As pessoas diziam ‘Como assim alguém que é diarista quer fazer uma faculdade?’. Em outros lugares onde trabalhei, comentei que também estudava e fui mandada embora no dia seguinte”, relatou.
Janete enfrentou preconceito de alguns por conta do trabalho de diarista — Foto: Reprodução/TV TEM
Os comentários negativos jamais sabotaram a força de vontade e persistência dela em concluir o curso. Inclusive, além do diploma em mãos, Janete conseguiu passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Já em posse da carteirinha de advogada, a diarista já tem novos planos para o futuro, e ele inclui o aprofundamento da sua formação: em breve, ela deseja se especializar em direito trabalhista.
Foto: Reprodução/TV TEM
“Vou dar continuidade nos estudos. A gente sempre tem que acreditar que vai conseguir. Tem vontade de estudar? Corre atrás, estuda, porque o saber não ocupa espaço, o constante estudo não tem idade. A pessoa mais velha ainda tem muito ainda a oferecer para a sociedade”, completou.
Ah, dona Janete já começou sua pós-graduação em Direito! ^^
Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!
Fonte: Awebic
SOCIAL – Razões para Acreditar