Uma cena de solidariedade e empatia flagrada por uma câmera de segurança em Anastácio, no Mato Grosso do Sul, viralizou nas redes sociais nesta semana.
No vídeo, um ciclista anônimo aparece na rua andando de bicicleta quando encontra um idoso cadeirante, deitado sem camisa em meio ao frio e relento das ruas.
Comovido com a situação do homem, ele retira seu próprio agasalho e o envolve, para que tenha o mínimo de conforto para dormir.
No dia seguinte (29 de julho), o radialista e escrivão da Polícia Civil, Ronaldo Regis, encontrou o idoso dormindo no mesmo local e decidiu ajudá-lo também.
Acolhimento
Ronaldo acionou o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) da cidade, para que pudessem acolher aquele senhor.
O Creas é um centro de referência especializado de assistência social, com atuação em dezenas de municípios brasileiros. Foto: Creas
Os funcionários do Creas decidiram conferir através das imagens do circuito de segurança, desde quando ele estava ali. Foi aí que descobriram o gesto de solidariedade, que foi parar nas redes sociais!
“A gente foi ver na câmera de segurança e vimos que esse rapaz chegou lá do nada e vimos que ele [o idoso] estava sem camisa e como tá fresquinho aqui… Baixou a temperatura em Anastácio, estava ventando muito”, comentou um porta-voz do Creas.
Abandono familiar
Durante um bate-papo com o senhor, Ronaldo descobriu que ele havia ido parar nas ruas por negligência do próprio filho. “Para mim, ele falou que tinha saído de casa, porque o filho colocou ele para fora. Só que ele disse que não queria falar nada, porque era filho dele, estava tentando proteger o filho”, contou.
Ao lado da Polícia Civil, o Creas levou o idoso até sua casa, onde encontraram o filho.
Segundo a delegada encarregada Karolina Souza, havia indícios de consumo de entorpecentes na residência. “O idoso não quis representar contra o filho, só desejou que prestássemos a assistência devida junto ao Creas. Estivemos no local, conversamos com o filho, que se comprometeu a cuidar do pai e não mais expulsá-lo. Caso volte a ocorrer, tomaremos providências mais drásticas”, explicou a delegada.
Ciclista heroico também é lutador
A identidade do bom samaritano ainda não foi descoberta, mas Ronaldo tem uma boa pista: nas imagens do circuito de segurança, é possível ver que o ciclista usava um kimono de artes marciais.
“Eu vi que ele estava de kimono, então alguém deverá reconhecer ele, porque ele deve treinar em alguma academia. Tem um pessoal que começa a treinar às 4h na academia”, contou.
Assista ao vídeo:
Fonte: Metrópoles
Fotos: Reprodução / Instagram: @metropoles
SOCIAL – Razões para Acreditar