Energia 100% limpa, barata e gerada pelo Sol! O empreendedor e ambientalista Diego Saldanha criou um poste solar para iluminar a comunidade onde ele mora, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

A ideia começou a ser debatida há poucos meses, até Diego e seu amigo Marcelo, que é serralheiro, decidirem colocar em prática na última semana.

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

“Ele chegou pra mim e falou ‘o que podemos fazer?’. Falei: ‘cara, posso ajudar, você me entra com o material que eu entro com minha mão de obra’”, disse Marcelo Quintilhano, que é vizinho de Diego e assim como ele, beneficiário da ação.

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

“Nós vamos abraçar uma causa juntos e vamos fazer um bem para nossa comunidade e passar a ideia adiante”, completou o serralheiro.

Eles colocaram o primeiro poste de pé há uma semana e rapidamente despertaram a atenção da imprensa local.

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

De acordo com Diego, a ideia nasceu de uma dificuldade do dia a dia: a rua onde mora é particular e não tem iluminação pública, ficando totalmente escura à noite.

Para solucionar o problema, ele instalou uma placa solar que fornece luz de LED a uma potência de 180 watts sobre um cano de metal de 4 metros de altura, que ilumina super bem tudo que está ao redor, não devendo nada aos postes tradicionais!

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

Esta é mais uma das iniciativas do Diego, que há 6 anos criou a ecobarreira para limpar o Rio Atuba, que passa nos fundos da casa dele. De lá pra cá, ele coletou toneladas de lixo e aprimorou o projeto.

Ambientalista nato, acabou reconhecido e ganhou prêmios!

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

Comunidade inteira beneficiada

Antes da instalação do poste solar, toda a área comum com 11 casas onde Diego e Marcelo moram ficava completamente às escuras durante a noite.

Depois que a inovação chegou, assim que anoitece, tudo fica mais claro.

Foto: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

A área comum é uma espécie de rua particular onde a iluminação pública não entra. Com o quintal iluminado, agora as crianças podem brincar até a noitinha!

Esta é uma inovação que o Diego deseja levar a outros quintais e a outras comunidades em necessidade. “Este é um projeto piloto que a gente fez na nossa rua, com recursos próprios. A nossa ideia é divulgar pra que apareça apoiadores e patrocinadores para que possamos levar isso adiante, a outras regiões que não têm acesso à iluminação pública”.

“Ressalto que para expandir este projeto, vou precisar de ajuda e por isto estou começando em minha rua mostrando que o custo é baixo em troca de segurança e conforto para os moradores”, concluiu.

Que iniciativa bacana, né? Sem dúvida, melhora a vida e a segurança das pessoas que estão ali na comunidade!

Fotos: Reprodução / Instagram: @ecobarreira_diegosaldanha

SOCIAL – Razões para Acreditar