Ninguém merece passar a noite no sereno, exposto ao frio e à chuva – e isso inclui os animais de estimação. Por isso, a ONG Stand for Strays está construindo pequenos abrigos para cães e gatos de rua na Tailândia.
A iniciativa reaproveita velhos outdoors para proteger os animais – a maioria deles abandonados por seus antigos tutores.
Foto: Stand for Strays
Os abrigos temporários são super funcionais e tem um custo baixíssimo. Sua construção é simples: trata-se de um painel fixado com dobradiças que pode ser aberto na parte inferior para criar uma tenda.
Dentro da tenda, existe uma pequena plataforma que permite ao cachorro ou gato se manter suspenso acima do chão, para que não passe frio, nem se molhe em dias de chuva.
Foto: Stand for Strays
A ideia da ONG Stand for Strays é garantir que esses abrigos sejam perfeitos tanto nos momentos de sol forte, quanto nos períodos chuvosos. E o mais legal é que as tendas contam com um suporte onde pode ser servido comida e água, sem contato direto com o solo.
Além disso, sua estrutura, feita com material reciclável, pode facilmente ser higienizada para reuso. De acordo com a Stand for Strays, o abrigo foi pensado com base nos chamados “3 Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Foto: Stand for Strays
Isso porque o modelo dá nova vida para outdoors usados que antes seriam descartados, criando uma solução viável para ajudar os animais que vagam pelas ruas da Tailândia.
Outro ponto positivo é que os abrigos são super minimalistas e não causam grande impacto visual.
Foto: Stand for Strays
O governo tailandês estima que haja 750 mil cães em situação de rua em seu território (de um total de 6,7 milhões de cachorros). Por isso, projetos sociais como este são essenciais para levar o mínimo de dignidade a tantos animais em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Toluna
SOCIAL – Razões para Acreditar