“O projeto pra mim representa o aceitar do meu chamado”. Durante a sua reabilitação da Covid-19, a dentista e atleta de CrossFit, Raquel Trevisi, percebeu que havia pessoas com sequelas graves da doença, iguais ou até piores do que as suas, mas que não tinham acesso aos mesmos tratamentos que ela teve. 

A semente do Projeto COM VIDA, um ato de empatia, foi plantada ali. Antes disso, o sentimento de Raquel era de surpresa misturado com o medo (vídeo abaixo). 

Raquel fazia parte do grupo de pessoas que acreditava-se não desenvolver a forma mais letal do vírus: atleta, jovem e sem vícios. Porém, foram duas intubações e uma experiência de quase morte. Raquel teve infecção e trombose nos braços e pernas. 

Raquel já disputou algumas edições do Campeonato Brasileiro de CrossFit. Foto: Raquel Trevisi/Arquivo pessoal

Deixou o hospital em uma cadeira de rodas – não conseguia mexer o corpo do pescoço para baixo – e tão breve quanto possível, iniciou o processo de reabilitação com uma equipe multidisciplinar à sua inteira disposição. 

“Eu tive três turnos de enfermeiro, médico, fisioterapia duas vezes por dia… Eu fico imaginando que se com tudo isso foi sofrido, imagina se eu não tivesse”, conta Raquel. 

Recuperação contou com equipe multidisciplinar. Foto: Raquel Trevisi/Arquivo pessoal

Pai morreu de Covid-19 enquanto se recuperava da doença

De fato, não foi fácil, ainda mais porque, enquanto se recuperava, o pai de Raquel, o ortodontista Hugo Trevisi, foi diagnosticado com a doença. Embora fosse uma pessoa ativa e sem comorbidades, não resistiu às complicações causadas pela Covid-19.

“Eu sofri por saber que meu pai poderia estar sofrendo tudo aquilo que eu sofri e por reviver tudo aquilo”, lembra.

Raquel com o pai. Foto: Raquel Trevisi/Arquivo pessoal

Da soma dessas dores, a morte do pai para a doença e por saber que outros pacientes, muitas vezes, não têm o que comer, que dirá tratar as sequelas deixadas pelo vírus, nasceu o Projeto COM VIDA: iniciativa incrível que atende aproximadamente mil pessoas afetadas pela Covid-19 com poucos recursos financeiros.

“Eu não mudaria nada na minha história. Foi através da minha dor que tantas outras dores estão sendo curadas.”

Conheça mais essa história de superação e empatia no vídeo abaixo:

Curtiu o vídeo? Siga @originalrazoes para assistir a todos os vídeos originais do Razões!

SOCIAL – Razões para Acreditar