Inscrições de abril para vagas em creche estão disponíveis até dia 11

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está com inscrições abertas, no mês de abril, para vagas em creches. O prazo segue até o dia 11 deste mês.

Para se inscrever, os pais ou responsáveis poderão realizar o cadastro de forma on-line, acessando o link: https://abre.ai/crecheabril.

Os documentos necessários para a realização do cadastro são: certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que conste o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, dos últimos três meses. De forma on-line, os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu (educacao.sorocaba.sp.gov.br), por meio de fotos ou documentos digitalizados em JPEG ou PDF.

Podem ser inscritas para as vagas em creche crianças com idade entre três meses a três anos. A comprovação de trabalho só é necessária para os pais que apontarem a classificação de “responsável trabalhador”, ou que precisem apresentar laudo médico, no caso de crianças com deficiência, por exemplo.

Nas situações específicas para classificações prioritárias, os documentos necessários são: comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis, que pode ser holerite ou Carteira de Trabalho (parte que contém a identificação e o contrato de trabalho); comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.

Quando verificar o resultado

O resultado das crianças com inscrição deferida será publicado no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, na aba da Secretaria da Educação, no dia 20/4. Uma vez a criança sendo contemplada com a vaga, é necessário fazer a matrícula diretamente na unidade escolar, entre os dias 25/4 e 29/4.

Os pais ou responsáveis devem observar se o nome da pessoa discriminado no comprovante de residência está correto, pois o documento deve estar em nome do responsável pela criança. De acordo com a Sedu, outra situação recorrente costuma acontecer na comprovação da profissão, em que muitas pessoas não apresentam documentação adequada, como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, carnê de contribuição do INSS, registro de microempresário individual ou carnê de contribuição do ISS e declaração de trabalho do empregador, em papel timbrado, com a devida identificação da empresa, informando o tipo de atividade realizada, renda e carga horária semanal, assinada por duas testemunhas, conforme decreto nº 26.419, de 20 de outubro de 2021.

No caso de indeferimento da inscrição, a Sedu disponibiliza dois canais de atendimento para o munícipe: o e-mail: creche@sorocaba.sp.gov.br e o WhatsApp: (15) 3228-9516. A inscrição indeferida poderá ser refeita dentro do próximo prazo de inscrição.

 

 

Educação – Agência de Notícias