Vereador Ítalo Moreira Cobra Solução Dos Atendimentos Na Ubs Maria Eugênia E São Guilherme

Foto: Assessoria De Imprensa - Vereador Ítalo Moreira

O vereador Ítalo Moreira (PSC), que sempre faz fiscalizações ostensivas nas unidades de saúde, após receber dezenas de reclamações e ouvir muito a população que faz uso do sistema público de saúde, em uma das suas fiscalizações, realizada no dia 20 de janeiro, na UBS Maria Eugênia, fiscalizando o seu funcionamento e levantando os problemas para uma solução.

Na ocasião, Ítalo questionou a coordenação do motivo da não marcação de consultas da população, problema que vinha sendo reiteradamente alegado pela população, bem como sobre os problemas estruturais da UBS, tudo para buscar soluções junto ao Poder Executivo.

No dia posterior à primeira fiscalização, o vereador Ítalo realizou nova fiscalização na unidade, desta vez com o prefeito Rodrigo Manga e o secretário de saúde, situação em que houve o compromisso de agendamento das consultas eletivas.

Todavia, infelizmente, mesmo após o compromisso do Poder Executivo, surgiram novas reclamações de que a unidade não estava realizando o agendamento de consultas, com o prejuízo de moradores dos bairros São Guilherme e Maria Eugenia, que estavam “perdendo a viagem” ao se deslocar até o local, permanecerem na fila por horas para, ao final, receberem uma recusa no atendimento.

Nesse sentido, em sessão da Câmara Municipal, o Ítalo Moreira questionou diretamente o secretário da saúde, já que o prometido anteriormente não estava sendo cumprido, indagando, inclusive, se não existia um local mais adequado para instalar o centro de estabilização de Covid, uma vez que evidentemente a UBS Maria Eugenia está sobrecarregada, prejudicando os milhares de sorocabanos que dependem destas unidades de saúde.

Ressaltamos que, o vereador sempre se posicionou de forma contrária a conversão da UBS São Guilherme em centro de estabilização, alegando que isto prejudicaria demais toda a população local, que ultrapassa 12 mil habitantes, inclusive propondo alternativas, como a proposta feita pelo Requerimento 786/2021, que propõe a construção modular de um Hospital Retaguarda como de São José dos Campos, que, segundo ele, foi capaz de entregar, em pouco mais de um mês, um conjunto hospitalar com 67 módulos. 

Ademais, outras diversas Indicações foram feitas, ainda em 2021, propondo utilizar prédios públicos sem função social, hospitais públicos e privados abandonados para a instalação do centro de estabilização. No ano de 2022 também foram protocolados pelo vereador a Indicação nº 180/2022 e Requerimento nº 046/2022.

Ainda, o vereador sugeriu ao Executivo que se instalasse de maneira provisória até a volta da normalidade na unidade de São Guilherme, contêineres da saúde ao lado da UBS, combatendo o descarte irregular de resíduos hospitalares. Por fim, o vereador Ítalo Moreira marcou uma reunião dos moradores da região com o prefeito Rodrigo Manga para tratar sobre o assunto, que está marcada para o final do mês de março, visando tratar o tema. Para tal evento, foi convocado o conselheiro da saúde da unidade do São Guilherme, Sr. Davi, que estará presente e irá protocolar um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pedindo para que nunca mais seja interrompido na unidade São Guilherme.

Confira na integra:

Com Informações da Assessoria de Imprensa, Vereador Ítalo Moreira.