Escolas municipais recebem formação para uso dos dispositivos de tecnologia assistiva destinados a estudantes com cegueira ou baixa visão

Fotos: Michelle Alves / Secom Divulgação

Começaram, nesta terça-feira (8), as formações nas escolas municipais para a utilização dos 50 novos dispositivos de tecnologia assistiva, adquiridos pela Secretaria da Educação (Sedu) para estudantes com cegueira ou baixa visão, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A primeira unidade escolar a receber a capacitação foi a E.M. “Dr. Getúlio Vargas”. Foram entregues os dispositivos de tecnologia assistiva “Orcam MyEye” para estudantes de 21 unidades escolares.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, acompanhado da chefe de Divisão e fonoaudióloga, Angela Costa, recebeu, durante demonstração do equipamento na E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, o diretor da OrCam, Doron Sadka, e o diretor-geral para América Latina, Bari Hayoun, ambos da empresa responsável pelo dispositivo.

“Estes óculos ajudarão nossos alunos a mergulharem no mundo da escrita e, com isso, a se apropriarem, cada vez mais, das informações que os cercam”, salientou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

O dispositivo avançado de tecnologia assistiva vestível, que foi desenvolvido pela fabricante em Israel, em 2010, é dotado de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário.

O sistema registra uma foto do que está à frente, faz reconhecimento facial e outras funções semelhantes, além de realizar leitura em voz alta nos idiomas português, inglês e espanhol. No treinamento, foram utilizados livros para exemplificar o uso do equipamento.


Educação – Agência de Notícias