Uma mãe diagnosticada com um tumor facial maciço a deixou quase incapaz de comer ou respirar agora está vivendo uma vida normal, graças ao trabalho de caridade de cirurgiões a bordo de um navio.
Mabouba notou o tumor facial pela primeira vez na adolescência e, à medida que envelhecia, sua condição piorou rapidamente.
Em 2014, o tumor era tão grande que começou a bloquear seu esôfago e traqueia – deixando-a incapaz de engolir qualquer coisa além de pedaços de arroz, ovo e pão, e lutando para respirar durante a noite.
Foto: Mercy Ships/ SWNS
Infelizmente, a cirurgia de emergência em Gana, nação da África Ocidental, não ajudou, depois que a jovem de 29 anos quase perdeu a vida na mesa de operação.
Mas, graças à chegada da ONG Mercy Ships, uma instituição de caridade que presta assistência médica, ela agora vive uma vida feliz.
Foto: Mercy Ships/ SWNS
A Mercy Ships opera o maior navio-hospital não governamental do mundo, transportando centenas de profissionais de saúde voluntários para mais de 57 países em desenvolvimento.
Desde 1978, a instituição de caridade com raízes cristãs realizou mais de 100.000 cirurgias que salvam vidas e treinou 42.000 enfermeiros e médicos locais em procedimentos modernos realizados enquanto seu navio fica ancorado nos portos.
Foto: Mercy Ships/ SWNS
“Lembro que quando acordei estava completamente transformada”, disse Mabouba. “Eu era uma nova pessoa.”
Sua família já havia arrecadado dinheiro de tios, avós e primos de modo a enviar Mabouba a Gana para uma cirurgia de emergência, mas ao chegar, ela foi informada de que precisavam remover alguns dentes antes de completar a cirurgia – uma operação que deu terrivelmente errado.
Então a família soube que o navio-hospital, o “Africa Mercy”, estava programado para atracar no Togo e Mabouba poderia pedir uma consulta.
“Aqueles dias minha mente estava sempre preocupada com o tumor”, disse ela. “Dia e noite eu não conseguia pensar em outra coisa.”
Foto: Mercy Ships/ SWNS
Uma vez a bordo, os cirurgiões estavam determinados a fazer tudo o que pudessem por ela e, após nove horas de cirurgia, removeram seu tumor com sucesso!
Hoje, Mabouba é costureira em sua própria alfaiataria e mãe de uma filha de cinco anos. Ela também comemorou recentemente o casamento com um homem que conheceu semanas depois ao ir em um banco – e diz que foi amor à primeira vista.
“Eu costumava pensar que não era bonita e que nunca me casaria. Se eu não tivesse feito essa operação, não sei o que teria acontecido comigo. É por isso que agradeço a essas grandes pessoas que me deram esta vida”, completou a costureira.
Fonte: Mercy Ships
SOCIAL – Razões para Acreditar