Desde o início da invasão russa à Ucrânia, cerca de 1 milhão de cidadãos ucranianos se viram obrigados a fugir de seu próprio país, buscando refúgio em nações vizinhas.

Para ajudar essas milhares de famílias, muitas delas que mal têm condições de se alimentar, o Airbnb, maior plataforma de aluguel de hospedagens do mundo, vai oferecer moradia gratuita e temporária para até 100 mil refugiados da Ucrânia.

A iniciativa será liderada pelo Airbnb.org, o braço sem fins lucrativos da plataforma.

Foto: Maciej Luczniewski/NurPhoto

De acordo com a companhia, o serviço de hospedagem será oferecido na Polônia, Romênia, Alemanha e Hungria – países que compartilham fronteiras ou estão próximos do território ucraniano.

Em menos de uma semana, pelo menos 300 mil refugiados do país já entraram na União Europeia após a invasão da Rússia. Infelizmente, a tendência é que essa onda migratória continue nos próximos dias.

Foto: Manuel Lorenzo

Fundo de Refugiados

De acordo com Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, todos os custos de hospedagem serão pagos através do Fundo de Refugiados da empresa, que existe há 10 anos e já ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo.

Mais do que a hospedagem, Brian disse que os ucranianos poderão contar com o auxílio e a hospitalidade dos anfitriões, que disponibilizarão suas casas para recebê-los da melhor maneira possível.

Em uma carta à imprensa, o Airbnb também prometeu “trabalhar em colaboração com os governos para melhor atender às necessidades específicas de cada país, inclusive fornecendo estadias de longo prazo”.

Fonte: CNN Brasil

SOCIAL – Razões para Acreditar