Em meio à pandemia, assim como no ano passado, não teremos Carnaval de Rua nas grandes cidades brasileiras. Pensando nisso, uma multinacional decidiu criar uma campanha solidária para apoiar os catadores de recicláveis que, sem demanda, perderão grande parte de sua renda esperada para este mês.

A Ball Corporation, conhecida por sua produção de frascos de vidro, tampas e produtos relacionados usados ​​para conservas caseiras, fez parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para apoiá-los em meio à essa realidade.

Além disso, com a ajuda do ator Rafael Portugal e dos blocos Galo da Madrugada, Mulheres de Chico e Timbalada, a Ball convida os foliões a sugerirem músicas para compor playlists especiais no Spotify para incentivar o público a aproveitar o feriado longe das multidões.

De acordo com a empresa, cada música sugerida nos comentários dos posts oficiais da campanha equivalem a R$ 20 em cestas básicas que serão doadas para milhares de catadores de recicláveis país afora.

A doação total estimada é de R$ 150.000, focada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Enquanto realiza as doações, a iniciativa buscará, indiretamente, estimular o consumo consciente das latinhas de alumínio, cujo índice de reciclagem ultrapassa os 97% no Brasil.

As redes sociais serão fundamentais para que a campanha vá adiante: numa frente, os blocos Galo da Madrugada, Mulheres de Chico e Timbalada atuarão como influenciadores, incentivando doações de donativos dos seguidores. Em outra frente, o ator Rafael Portugal representa, em esquete, “o brasileiro que estava ansioso para curtir o carnaval nas ruas, mas descobriu que pode se divertir e ajudar quem precisa enquanto evita grandes aglomerações”.

De acordo com um estudo liderado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis, existem cerca de 800 mil catadores no Brasil, responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado.

Vamos comprar carroças para catadoras e catadores de materiais recicláveis!

Em parceria com a ONG Pimp My Carroça, fundada em 2012, queremos dar carroças novinhas de presente para 10 trabalhadores, além de equipamentos de proteção individual e atendimentos de saúde. Venha conosco contribuir para melhores condições de trabalho e mais visibilidade para estas pessoas! Clique aqui e faça uma doação.

Apesar de muitos estarem em situação de vulnerabilidade, são agentes ambientais de extrema importância, e invisíveis para grande parte da sociedade. Na sua maioria, são pessoas que têm na reciclagem sua renda total. E essa renda contribui para a moradia, saúde e educação delas e de suas famílias.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: Reprodução / Novelis

SOCIAL – Razões para Acreditar