Quem não gosta de aproveitar a tranquilidade da natureza, ler um livro, bater um papo e relaxar na sombra de uma árvore? Bom, no Crato (Ceará) um lugar assim foi criado onde antes havia um lixão clandestino a céu aberto.
O pomar da encosta do seminário no Crato fica praticamente no coração da cidade. Uma área que há seis anos tinha uma paisagem completamente diferente.
“Depois que foi concluído o projeto da encosta do seminário, aqui virou um grande espaço inutilizado. E as pessoas começaram a jogar lixo, alguns animais mortos, entulho… E aí eu fiquei, assim, preocupada com essa situação”, disse a pedagoga Fabiana Maria Feitosa, criadora do bosque.
A preocupação da Fabiana fez surgir uma ideia: ela chamou outros dois moradores da região para recuperar o local com a plantação de mudas. Assim, o espaço que antes era um lixão, virou um lindo pomar!
Depois que a criadora do bosque transformou esse lugar, novos moradores começaram a chegar, como os saguis, que aparecem todos os dias para colher frutas e receber um chamego dos visitantes.
Quem também se apaixonou pelo pomar foi a criançada. A Isabela, por exemplo, vem todo dia. “Gosto daqui. Gosto das flores, das plantas, gosto de tudo!”, disse a garotinha de 5 anos.
Por causa delas, Fabiana resolveu criar brinquedos com material reciclado. E até um cantinho de leitura foi pensado especialmente para as crianças.
Com tantos atrativos, o pomar chamou a atenção dos cearenses. Tanto que agora foi reconhecido como o primeiro parque urbano do município de Crato – uma iniciativa que enche os voluntários de orgulho.
“A ideia é que outras pessoas multipliquem o verde em áreas antes degradadas por meio desse projeto”, disse Carlos Eduardo Gomes, um dos voluntários do bosque.
Fonte: Pomar da Encosta
Fotos: Reprodução / CETV
SOCIAL – Razões para Acreditar