Em meio à lama e à destruição causada pelas chuvas em Petrópolis (RJ), um casal de moto aborda bombeiros, policiais, jornalistas e voluntários dedicados a limpar a cidade após o desastre. “Querem um cafezinho? Um salgado?”, dizem.

Nos últimos dois dias, cenas como essa têm sido frequentes: motoboys e motociclistas se unindo em uma corrente do bem informal para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas.

O empresário Rodrigo Lemos é um deles. Após ver seu salão ter sido tomado pela chuva, ele tem saído de moto com os amigos para prestar apoio a quem precisa.

“Eu tenho uma casa de festa e ele tem uma oficina e a gente resolveu sair e ajudar quem tá trabalhando né, que às vezes fica esquecido e que é uma batalha, tá sendo bem difícil. Temos café, salgadinho e lanche pra dar energia pro pessoal”, disse ele à CNN.

Desde quarta-feira (16), o grupo de motoboys de Rodrigo tem oferecido ‘quentinhas’ no Morro da Oficina, um dos lugares mais atingidos pela lama. Ali, eles atenderam dezenas de voluntários que vieram de outras cidades para auxiliar no resgate das vítimas.

No mesmo dia, Henrique Antunes, vice-presidente da Igreja Batista de Petrópolis, transformou a sala de reuniões da congregação em uma dispensa lotada de doações.

Boa parte dos insumos, incluindo água, detergente, escovas, pastas de dente e mantimentos em geral foi levada pelos voluntários, gratuitamente.

“Do nada um grupo muito grande, aproximadamente 20, talvez 30 motoboys da cidade, vendo o apelo na rede social, começou a chegar na igreja e mais da metade do que nós temos aqui hoje pra ajudar as pessoas foram mantimentos trazidos por esse grupo de motoboys. Nós não sabemos quem eles são e nunca estiveram na igreja, mas que foram realmente como anjos”, afirmou.

SOS Petrópolis

VOAA – a vaquinha do Razões criou uma campanha para ajudar as vítimas das chuvas e deslizamentos de terra em Petrópolis.

Clique aqui para acessar o site da vaquinha e faça uma contribuição!

Fonte: CNN
Fotos: Pedro Duran / CNN

SOCIAL – Razões para Acreditar