Na década de 1990, o aposentado Newton Godoy Mello, hoje com 84 anos, decidiu transformar o terreno baldio que ficava na frente de sua casa em uma praça grandiosa, cheia de árvores, flores e outras plantas diversas.

Graças às suas benfeitorias, a praça que atualmente leva seu nome se tornou um dos espaços públicos mais bonitos e arborizados de Guaiçara, no centro-oeste de São Paulo.

Para o Sr. Newton, o bairro ideal é aquele em que podemos fazer algo para que o entorno de nosso lar seja melhor. No caso dele, dedicar-se à praça tornou sua área de habitação mais refrescante, agradável e verde.

Em entrevista ao portal Solutudo, o idoso contou que nasceu em 1937, casou-se na juventude com a Sra. Santa Amalia e juntos, tiveram três filhos. Atuou como tapeceiro e trabalhou no Hospital Clemente Ferreira por quase três décadas, onde se aposentou.

Newton cogitou morar em Guaiçara após fazer um passeio pela cidade. Encantou-se com o local e decidiu fazer a mudança após ser contemplado em sorteio para um conjunto habitacional.

Logo à frente de sua casa havia um terreno baldio, onde a prefeitura prometeu construir uma praça pública. No entanto, a ideia nunca saiu do papel… Foi aí que o ex-tapeceiro decidiu limpar a área e plantar as primeiras árvores e flores.

Detalhe: Seu Newton não tinha qualquer experiência prévia com jardinagem. De início, ele plantou um pé de pitangas e diversas mudas.

Com o passar dos anos, as mudas deram origem a dezenas, e depois centenas de árvores. A escala de trabalho no hospital – 12 horas de serviço e 36 horas de descanso, – facilitava o cuidado da futura praça, já que ele dedicava boa parte das folgas para continuar o plantio.

Na época, ele queria que a praça tivesse um estudo paisagístico, mas não tinha condições para tal. Assim, pensou em seu próprio desenho, que foi mantido pela prefeitura local após a concretagem das passarelas.

Quase trinta anos depois, o desenho e distribuição do espaço elaborado pelo Sr. Newton  permanece intocado.

Ao portal Solutudo, o aposentado disse que contou com a ajuda de um amigo, José Luiz Souza, o ‘Bisão’, que instalou os bancos e auxiliou em alguns outros processos de construção. A esposa de Newton, Sra. Santa, também auxiliou nos trabalhos.

Vale frisar que a maior parte dos investimentos necessários para levantar a praça foram bancados pelo aposentado.

Desde 1998, a praça recebe o nome de “Newton Godoy Mello”, em uma homanagem aos esforços do aposentado.

Isso foi possível graças a uma possibilidade legislativa da época, já que hoje não é possível que espaços públicos recebam nomeações de pessoas vivas, o que torna o feito ainda mais notável.

Bem cuidada, a praça conta com mesas, bancos e iluminação perfeitas. Além disso, a pintura do solo segue sendo feita pelo sr. Newton.

Devido à idade, ele não realiza mais trabalhos pesados e terceiriza esse serviço para um profissional de limpeza.

“Sinto-me grato por tudo o que já conseguimos e espero que tudo o que aconteceu aqui, possa inspirar mais pessoas”, concluiu Newton.

Graças à dedicação do idoso e seu amor pelo projeto, a praça Newton Godoy Mello é um cartão-postal memorável de Guaiçara! ❤️

Fonte: Solutudo
Fotos: Solutudo Lins / Newton Godoy Mello

SOCIAL – Razões para Acreditar