Na noite desta sexta-feira (5), o vendedor de espetinho Augusto Luiz da Silva, 30 anos, estava prestes a encerrar seu expediente quando 10 clientes chegaram para jantar em seu trailer – uma excelente oportunidade para faturar um pouco mais, – quando ele percebeu que seus espetinhos haviam acabado.

Frustrado só de pensar na ideia de dispensar a clientela, Augusto pediu então ajuda ao espetinho do concorrente, Vilson, para finalizar o atendimento e fechar as portas.

Aquele final de expediente poderia ter sido um desastre, mas o vendedor pôde contar com a sensibilidade e empatia do seu próprio rival de negócios.

De acordo com o portal Campo Grande News, o espetinho de Vilson fica a cerca de 4 quarteirões do trailer de Augusto. De toda forma, sem pensar duas vezes, Vilson decidiu ajudar o concorrente, que ainda foi surpreendido. “Eu pedi somente 10 espetinhos para não perder os clientes e ele voltou com 30 unidades de espeto. Nessa hora me emocionei. E ele ainda disse que só não trouxe mais porque faltaria pra ele também”, contou Augusto.

A atitude empática ainda foi além, pois Vilson sequer cobrou o concorrente naquele momento. “Ele apenas disse que poderia fazer um PIX quando conseguisse e aquilo me surpreendeu mais”.

Naquela noite, Augusto conseguiu vender todos os 30 espetinhos adicionais e voltou para casa agradecido, com o coração cheio de esperança. “A vida não é fácil, moça. Você nem imagina o que a gente passa aqui. Então ver que ainda existem pessoas boas nesse mundo foi sensacional pra mim”, disse o vendedor.

Na manhã seguinte, Augusto publicou o gesto gentil do concorrente na página “Aonde ir em Campo Grande”. No post, ele agradeceu mais uma vez à Vilson e contou seu relato de pura empatia.

Ao final, ainda divulgou uma foto da fachada e endereço do “rival”.

Em três dias, mais de 10 mil pessoas reagiram à publicação, com 1,5 mil comentários e 1,2 mil compartilhamentos no grupo do Facebook.

“Foi uma maneira de retribuir o que ele fez por mim e fazer com que as pessoas conheçam o estabelecimento dele, que é muito bom aqui no bairro”, afirmou Augusto, que já recebeu clientes no trailer indicados pelo concorrente.

Vilson se disse surpreso com a repercussão de sua boa ação, e enfatizou que faria tudo de novo se fosse necessário. “Aqui um ajuda o outro. Não tem essa de concorrência. Todo mundo precisa ganhar o pão de cada dia e garantir o sustento da família”.

Ao portal Campo Grande News, Vilson disse que, ao contrário de Augusto, ele também trabalha durante o dia, vendendo marmitas na hora do almoço para complementar a renda.

E assim como o colega de profissão, ele também recebeu ajuda quando menos esperava. “A minha vizinha aqui na rua também vende marmita e já me ajudou quando acabaram minhas marmitas. Então a lição é sempre ajudar, porque um dia podemos precisar de ajuda também, nunca se sabe”, disse.

Para aqueles que moram em Campo Grande (MS) e desejam conhecer (e saborear!) os espetinhos dos vendedores que deram um show de empatia neste fim de semana, seguem seus endereços:

O espetinho do Augusto funciona em um trailer na Rua Valério de Almeida, em frente ao campo de futebol e em frente ao número 396 – na Vila Nogueira.

Já o espetinho do Vilson fica na Rua Águas da Prata, 13 – Vila Nogueira.

Fonte: Campo Grande News
Fotos: Marlova Mioto

SOCIAL – Razões para Acreditar