Uma ONG nigeriana iniciou o processo de reforma da antiga residência de um casal de idosos de baixa renda em Nkanu West, no estado de Enugu.

A casa centenária não tem portas, janelas ou acabamento interno, e corre o risco de desabar a qualquer momento.

Ao descobrirem a história do Sr. James Elizabeth e sua esposa, Anichioke Ogbodo, os voluntários da ONG “Iniciativa de Cuidados Rurais Ninguém Fica para Trás” foram à casa do casal e anunciaram a benfeitoria, para a completa surpresa deles.

De acordo com o portal “Legit”, James e Anichioke são o casal – e as pessoas – mais velhas da vila, cuja expectativa de vida não passa dos 60 anos.

“Quando os conheci, pude visitar sua casa inacabada. Não há janelas, portas ou qualquer proteção contra a chuva, o sol ou o harmatã (vento seco e poeirento proveniente do deserto do Saara)”, disse Charles Ogbu, líder da ONG.

“Nessa idade, sinto que o casal merece viver seu tempo em uma condição mais confortável. Então decidimos terminar a casa para eles colocando portas de ferro, janelas, piso de concreto, reboco, teto e pintura”, completou.

Para completar a reforma, Charles estimou um custo de 1,2 milhão de nairas nigerianas – o equivalente a R$ 15,9 mil.

“A casa é composta por 4 quartos, sala, lavabo, banheiro, refeitório e cozinha com um total de 11 portas e 13 janelas. Com os recursos da ONG e uma doação da senhora Aziza Uko-Douglas, já atingimos metade da nossa meta financeira”, explicou.

Quando questionado como ele mobilizou dinheiro para o projeto, Charles disse que obtém recursos com o auxílio das redes sociais e das doações de pessoas ligadas às causas filantrópicas.

“Usamos as redes sociais para alcançar e ajudar pessoas necessitadas, como viúvas e moradores em situação de rua. Também prestamos assistência social e médica aos necessitados, além de lhes prover insumos”, disse o rapaz, que criou a ONG há poucos meses para facilitar a arredacação de recursos.

Charles acredita que em até 3 meses a casa do Sr. James e da Sra. Anichioke estará completamente reformada! ❤️

Fonte: Upsocl
Fotos: Charles Ogbu

SOCIAL – Razões para Acreditar