Você certamente já viu ou ouviu falar dos chamados “veículos recreativos” (ou RV), que são trailers equipados com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma casa, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso (por isso mesmo, muita gente aqui no Brasil o chama de ‘motocasa’.
Os RV’s são uma ótima maneira de passear pelo país e conhecer seus pontos turísticos. No entanto, para Woody Faircloth e sua filha de 9 anos, Luna, esses veículos se tornaram uma tábua de salvação para pessoas que perderam suas casas na última onda de incêndios florestais que devastaram a Califórnia.
A ideia de Woody e sua organização sem fins lucrativos EmergencyRV.org é juntar pessoas que estão dispostas a doar seus RV’s para pessoas e famílias inteiras que estão desabrigadas.
Até o momento, pai e filha já entregaram 95 motocasas para vítimas do incêndio na Califórnia que, de outra forma, poderiam esperar meses por um alojamento de emergência do governo. Ainda assim, há 100 famílias na lista de espera aguardando serem contempladas também.
Woody abraçou o voluntariado pela primeira vez em 2018. Como muitos naquele ano, o norte-americano do estado do Colorado estava sintonizado com a cobertura jornalística de um incêndio catastrófico que incinerou 153.336 acres e destruiu centenas de casas durante a semana de Ação de Graças.
A história de um homem que perdeu quase tudo, mas conseguiu escapar do fogo em sua motocasa, ressoou em Woody.
Inspirado por quão abençoado aquele homem se sentiu apenas por ter um lugar para passar o feriado, ele perguntou a Luna o que ela achava de encontrar um trailer e entregá-lo a uma família para que eles pudessem ter um lugar para chamar de lar no Natal.
“Estávamos observando o que estava acontecendo lá fora e conversando sobre o que aconteceria se fôssemos nós e o que faríamos”, disse Woody ao portal Denver 7 na época. “E eu disse (à minha filha) qual era a ideia e ela concordou 100%. Ela disse: ‘Deus e o Papai Noel ficariam muito orgulhosos de nós por isso.’ ”
Pouco depois, ele lançou uma campanha de financiamento coletivo no portal ‘GoFundMe’ para financiar o primeiro trailer entregue por ele e Luna na Califórnia.
Conforme a notícia de sua jornada se espalhou, as pessoas começaram a contatá-lo através das redes sociais, oferecendo-se para doar seus motorhomes (ou motocasas) – e a partir daí, a ONG EmergencyRV logo tomou forma.
Pai de quatro filhos que trabalha na indústria de telecomunicações, Woody diz que, embora lidar com tantos problemas tenha seus desafios, ele planeja expandir o alcance do EmergencyRV para incluir mais locais de incêndio e outros desastres naturais e espera reduzir os tempos de resposta também.
Nos últimos dois meses, Woody e sua pequena Luna fizeram uma viagem de ida e volta de 40 horas de Denver para a Califórnia em três fins de semana separados para entregar os veículos.
Muitos dos destinatários das casas móveis são bombeiros e outros socorristas, cujos esforços incansáveis no combate às chamas não impediram que suas próprias casas pegassem fogo.
Um desses homens é George Wolley, que perdeu sua própria casa no dia 4 de agosto.
“Lutamos contra o fogo até não podermos mais combatê-lo. Não podíamos parar. Fizemos o nosso melhor ”, disse Wolley à Associated Press. “Antes de comprar aquele trailer, eu me sentia um fardo para todos que me ajudaram… Dormia muito em barracas e no carro. Isso me deu um lugar para ir. ”
Enquanto sua organização continua a crescer e evoluir, os sentimentos originais por trás dos esforços humanitários de Faircloth permanecem os mesmos. Ele é grato pelas muitas bênçãos que possui – e é abençoado por poder ajudar outras pessoas.
“Temos muita sorte de estarmos exaustos. Temos muita sorte de poder voltar para casa logo. Há tantos agradecimentos a dizer que ainda não foram ditos a todos vocês – obrigado.”
E temos sorte de ter um mundo com pessoas como Woody e Luna nele!
Veja também:
Fonte: GNN
Fotos: EmergencyRV
SOCIAL – Razões para Acreditar