Voluntários levam ‘cartinhas de acolhimento’ para alegrar idosos isolados pela pandemia no Maranhão

Voluntários do Projeto Bem-Vivivos, de São Luís (MA), tem feito a alegria de idosos que passaram meses isolados por conta da pandemia ao enviarem cartinhas de acolhimento e carinho para eles.

No ano passado, as visitas dos voluntários precisaram ser encerradas devido à quarentena. Assim, os voluntários tiveram que encontrar uma maneira alternativa de se manter próximo dos idosos, além de levar roupas, comidas e outros donativos importantes.

“O projeto já existe há três anos, mas a pandemia afetou nossos trabalhos. Então veio a ideia das cartas, da diretora do Lar Bela Vida. Eu entrei em contato com ela para saber se os idosos já estavam recebendo visitas, ela disse que ainda não, mas que nós podíamos enviar cartas para eles”, conta a coordenadora do projeto, Ariana Gomes.

População acolheu o projeto

Muita gente aderiu à iniciativa em São Luís (MA). Hoje em dia, além dos próprios voluntários, outras pessoas também entregam cartinhas repletas de afeto para serem distribuídas. 🥰

“As pessoas podem enviar as cartas por e-mail, e nós imprimimos. Agora, caso queiram mandar algum mimo para o idoso, nós damos um jeito de ir buscar, ou facilitamos um encontro para receber. Eles precisam e merecem”, explicou Ariana.

Em julho, a iniciativa levou cartinhas e presentes para o ‘Lar Bela Vida’, asilo localizado na Chácara Brasil. Ao todo foram arrecadados 15 presentes e 35 cartas.

O próximo será o Asilo de Mendicidade, no Jardim São Francisco, e o grupo já pede o apoio da população para mais visitas. Os pacientes agradecem!

Cartas fazem os idosos se sentirem amados

Para a terapeuta ocupacional Socorro Serra, do Asilo de Mendicidade, a população de terceira idade precisa do carinho de quem está de fora e, por isso, as cartas são tão importantes.

A importância deles receberem esse carinho é se sentirem amados, vistos de alguma forma. Eles estão ‘guardados’ desde o começo da pandemia, então a falta de visitas tem afetado eles de alguma forma”, explica a profissional.

Por fim, a terapeuta complementa que as cartinhas “estão servindo para aproximar os idosos do mundo lá fora”.

“Não vemos a hora de que as visitas voltem, que a gente volte à rotina, deles receberem grupos e se sentindo acolhidos”, completou.

O Projeto Bem-Vividos realiza todos os trabalhos de forma voluntária e gratuita. Você pode conhecer a iniciativa no Instagram clicando aqui.

Veja também:

Fonte: G1-MA
Fotos: Reprodução / Instagram: @projeto.bem_vividos

SOCIAL – Razões para Acreditar