Uma educadora de Oklahoma, nos Estados Unidos, mãe de 11 filhos, ajudou a resgatar 10 meninas da equipe de robótica do Afeganistão após a tomada de poder do grupo fundamentalista Talibã no país.
Allyson Reneau é integrante do conselho de diretores do programa “Explore Marte” da NASA (agência espacial norte-americana) e conheceu o grupo em 2019, quando levou as meninas até Washington para participar da “Humans to Mars Conference” (Conferência Humanos para Marte).
Infelizmente, outras 25 meninas da equipe ainda permanecem no Afeganistão.
“Eu sabia que se elas precisassem de ajuda e precisassem ser evacuadas, isso exigiria algumas pessoas muito poderosas, o que é um pouco acima das minhas condições financeiras e da minha rede de contatos. Mas, você sabe, eu simplesmente não podia sentar e não fazer nada”, disse Allyson à CNN.
De início, ela entrou em contato com um senador para pedir asilo às adolescentes, mas não teve retorno. Após uma série de tentativas frustradas com outros contatos da política, a educadora resolveu, ela mesma, pegar um avião até o Catar, uma pequena nação no coração do Oriente Médio.
Lá, Allyson conseguiu suporte de uma colega da Embaixada dos Estados Unidos no país, que disse que seu chefe conseguiria ajudar as jovens afegãs.
“Ela voltou ao trabalho à meia-noite e ficou acordada a noite toda, preparando todas as informações e apresentou-as. E a liderança de lá e de Cabul tomaram ações”, explicou a educadora.
Assim, dez adolescentes com idades entre 16 e 18 anos conseguiram ser evacuadas e estão livres das garras dos talibãs. Agora, Allyson busca retirar outras meninas do país através de uma campanha de arrecadação de fundos nos EUA. Esperamos que ela consiga fazer isso nas próximas semanas… 🙌
Veja também:
Fonte: TV Cultura
Fotos: Afghan Girls Rescue Fund
SOCIAL – Razões para Acreditar