Um jogo de amarelinha – ou maré, avião, marelinha, sapata, dependendo do estado brasileiro, – geralmente tem 10 quadradinhos para serem pulados (do início ao céu).

No entanto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE) ganhou uma versão pintada bem maior e desafiadora! 😆

Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátis, clique aqui.

Inaugurada na última sexta (13), a amarelinha conta com 400 quadradinhos que se estendem por 180 metros ao longo do centro cultural – é agora maior amarelinha do Brasil.

Quem visita a ruela, fica maravilhado não apenas pelo tamanho, mas pelo design vibrante e colorido da brincadeira, fruto do trabalho da Autarquia Municipal de Trânsito da capital cearense.

De acordo com o portal ‘O Tempo’, a sinalização faz parte da iniciativa Cidade da Gente, que promove a priorização do pedestre e da segurança viária nos espaços públicos de Fortaleza.

A pintura da amarelinha foi rápida: começou e terminou na sexta, para que os visitantes já pudessem usufruir dela no fim de semana.

Ela começa na rua Almirante Tamandaré, continua na rua Dragão do Mar e termina na rua Almirante Jaceguai – um total de 180 metros.

“Estamos concluindo, fazendo mais brincadeiras lúdicas no espaço. Assim surgiu a ideia de fazer uma grande amarelinha, que é uma brincadeira muito conhecida. Sempre que fazemos algo mais diferente, atrai a criançada”, explicou Diego Veras, coordenador de mobilidade urbana da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Outras intervenções urbanísticas

A iniciativa de revitalização do centro comercial começou em 2018, quando o ‘Cidade da Gente’ repintou ruas, jarros de plantas e bancos do Centro Dragão do Mar – deixando tudo novinho e colorido.

A ideia pega carona em ações urbanísticas feitas em São Paulo, Bogotá, capital da Colômbia e Mumbai, cidade da Índia.

Mais do que renovar a sinalização das ruas, esse tipo de iniciativa torna as vias mais seguras para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

Confira o vídeo:

Assista também:

Fonte: Jornal Floripa
Fotos: Thais Mesquita

SOCIAL – Razões para Acreditar