Sem cursinho, preparatório ou pré-vestibular, a estudante catarinense Camila Fernandes de Oliveira, 19 anos, foi aprovada em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das instituições mais concorridas do país.

Filha de pedreiro e empregada doméstica, a jovem estudou todos os anos do ensinos fundamental e médio em escola pública.

Ainda assim, em meio à enorme concorrência por uma vaga no curso, considerado elitizado, Camila garantiu seu nome entre os aprovados para o próximo semestre.

Pai, mãe e filha reunidos.

“Sendo quem eu sou e de onde vim, é uma vitória extraordinária. Hoje, pessoas pobres e que estudaram em escola pública igual a mim, com a mesma realidade que a minha, não têm tantas oportunidades que as pessoas de classe média, de escola particular. Sempre enfrentei muitos desafios, mas sempre consegui ter o estudo como minha prioridade”, disse ela ao Jornal Cidade.

A estudante mora no bairro Novo Wenzel, em Rio Claro (SC), disse que considera a entrada para a universidade federal como uma vitória quase impossível. “Quase. Eu venci. Passei e desejo que mais pessoas como eu tenham esse tipo de oportunidade, [ocupando] nossos espaços de direito, [inclusive] na medicina e outros cursos que são mais elitizados.”

Os pais de Camila estão promovendo uma ‘Feijoada Solidária’ para arrecadar fundos suficientes para comprar um notebook para ela.

O computador vai ser um excelente aliado nos estudos acadêmicos da estudante. Você pode ajudar fazendo uma encomenda pelo fone (19) 99788-8267. A feijoada custa apenas R$ 25.

Fonte: Jornal Cidade
Fotos: Arquivo pessoal

SOCIAL – Razões para Acreditar