O tamanho do abraço é o mesmo da saudade: após quatro anos, Maria Chic, 32 anos, pôde reencontrar a filha Adeilaida Chic, de 10 anos.

Mãe e filha foram separadas em 2017 na fronteira entre os Estados Unidos e o México, por cruzar em ilegalmente a área limitadora entre os dois países.

Após anos de espera, elas puderam dar o abraço que estava guardado durante todo esse tempo. Maria conseguiu autorização para cruzar a fronteira novamente e encontrou a filha em um aeroporto na Flórida, na região sul dos EUA.

Famílias separadas

Há cerca de quatro anos, Maria cruzou a fronteira com a filha Adeilaida e a irmã Patrícia. Pouco depois, no entanto, elas foram detidas por um agente da Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos.

Maria diz que “sempre se recorda” do momento em que um agente puxou a filha pela camisa e disse que elas deveriam ir antes de se abraçarem.

Naquele mesmo dia, Adelaida acabou sendo transferida do centro de detenção da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) para um abrigo em Nova York.

Já a mãe da menina ficou detida por sete meses no Centro de Detenção Eloy em Eloy, Arizona, e depois a deportou junto com a irmã para a Guatemala, de onde são.

Reencontro

Dias antes de ser deportada, Maria fez uma emocionante videochamada com a filha, em tom de despedida. “Ela me perguntava: ’mamãe, por que me deixou aqui?’”, questionou a pequena. 😭

Felizmente, pouco tempo depois, outra tia de Adelaida, que já vivia nos EUA, conseguiu a guarda da garota e cuidou dela durante esses quatro anos. Após duas tentativas de cruzar a fronteira novamente, Maria conseguiu autorização e pôde ir ao encontro de Adelaida.

O reencontro ocorreu em um aeroporto da Flórida e agora seguirão juntas, nos Estados Unidos, com a documentação legalizada.

Tudo foi possível graças à Força-Tarefa de Reunificação Familiar, que identificou 3.913 crianças vivendo separadas das famílias. Todas serão identificadas e reunidas.

Quer mais uma história inspiradora? Confira!

Fonte: Daily Mail
Fotos: Telemundo Noticias

SOCIAL – Razões para Acreditar