Os 70 novos servidores do suporte pedagógico da Educação foram recepcionados, nesta quinta e sexta-feiras (17 e 18), no Teatro Municipal Teotônio Vilela, para realização do treinamento de integração, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (SERH), por meio da equipe da Escola de Gestão Pública (EGP), em parceria com Secretaria da Educação (Sedu). Ao todo, participaram da etapa 49 diretores de escola e 21 orientadores pedagógicos, nomeados após aprovação no concurso público Edital nº 01/2020.
A abertura do treinamento contou com a participação da chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da SERH, Gisele Alexandrino, que representou a secretária de Recursos Humanos, Luciana Mendes da Fonseca, e da servidora Margareth Pedroso, representando o secretário da Educação, Marcio Carrara.
O treinamento de integração é realizado durante cinco dias, sendo organizado em duas etapas. Durante os dois primeiros dias de integração, a EGP abordou temas relacionados ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba; conhecimentos específicos de administração de pessoal e do estágio probatório. Nesta oportunidade, houve, ainda, a participação da Fundação da Seguridade dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (Funserv) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS).
Os próximos três dias do treinamento de integração serão aplicados pela Secretaria da Educação, por meio da Seção de Formação Continuada, que abordará temas relacionados ao dia a dia do trabalho dos novos gestores.
O conteúdo pedagógico compreendido na segunda etapa do treinamento foi planejado e organizado pelos supervisores de Ensino Daniela de Avila Pereira Lourenço, Everton de Paula Silveira e Solange Aparecida da Silva Brito. Durante essa etapa, serão apresentados temas, tais como: plano de retomada das aulas presenciais; Marco Referencial da Rede Municipal de Ensino; função social da escola e gestão democrática na Educação; avaliação institucional; Projeto Político-pedagógico, entre outros.
As mesmas etapas foram concluídas pelos cargos de supervisor de Ensino e vice-diretor de escola na semana passada.
Educação – Agência de Notícias