As enfermeiras Susan Ellis e Tia Wimbush são amigas e colegas de trabalho em um hospital infantil de Atlanta, nos EUA, há mais de dez anos.

Elas contam que se tornaram íntimas graças a uma conversa aleatória que tiveram ao se esbarrarem no banheiro feminino da ‘Children’s Healthcare’, onde trabalham.

A conversa permitiu que a dupla não apenas se conhecesse, mas compartilhasse os problemas que as afligiam.

Na época, os maridos de Susan e Tia estavam com graves problemas nos rins.

O marido de Tia, Rodney, foi diagnosticado com insuficiência renal em agosto de 2019 depois de ser hospitalizado devido à hipertensão.

No mesmo mês, o marido de Susan, Lance, teve insuficiência renal aguda assim que seu corpo rejeitou o rim que sua própria mãe havia doado para ele meses antes – os dois foram submetidos à diálise.

Susan Ellis abraça Tia durante confraternização no hospital Children’s Healthcare de Atlanta.

Foi durante aquela conversa que as duas amigas descobriram que poderiam se ajudar, depois de uma simples indagação sobre como estava o marido uma da outra.

Juntas, decidiram fazer um teste de sangue para descobrir se eram compatíveis para a doação de rins. Dias depois, veio a constatação quase milagrosa: Tia era compatível para doar pra Lance (marido de Susan) e Susan para Rodney (marido de Tia). Incrível!

Em outubro do ano passado, elas foram aprovadas como doadoras.

Susan Rodney e Tia posam juntos antes de serem submetidos ao transplante de rim.

Um novo começo

A aprovação na fila de doadores foi apenas o início de um longo caminho pela frente.

Lance foi hospitalizado com complicações de sua insuficiência renal. Semanas depois, Susan foi diagnosticada com Covid-19.

Por conta disso, a data da cirurgia precisou ser continuamente adiada até que, enfim, em 19 de março deste ano, às 5h30 da manhã, as mulheres puderam fazer as operações que salvaram a vida de seus maridos.

Tia e Rodney Wimbush após serem submetidos ao procedimento cirúrgico.
Susan e Lance Ellis após a cirurgia.

Ambos os maridos notaram uma melhora significativa em sua saúde e qualidade de vida.

Agora, Susan e Tia se chamam de “irmãs renais“. Quando voltaram ao trabalho depois de se recuperarem da operação, foram recebidas com uma linda confraternização feita por seus colegas.

“Nossa história é uma história de bondade”, disse Susan. “Acabou em uma troca de rim que foi o resultado disso, mas começou com seres humanos, apenas seres humanos querendo ajudar uns aos outros”.

Susan abraça Rodney no hospital Children’s Healthcare.

Um gesto empático e bondoso pode mudar a vida de uma pessoa para sempre.

No caso de Tia e Susan, uma pergunta simples – ‘Como está sua família?‘ – foi suficiente para desencadear uma série de acontecimentos maravilhosos que mudaram a vida delas e, claro, de seus maridos também.

The story we all need right now: A simple “How are you?” check-in between two caring colleagues ballooned into a chance encounter that saved two lives—and created an unbreakable bond between two families. #DonateLife pic.twitter.com/VdBbLCpmx9

— Children’s (@childrensatl) May 18, 2021

Fonte: Majically
Fotos: Children’s Healthcare in Atlanta

SOCIAL – Razões para Acreditar