O Kids Solidário é um projeto criado pelas irmãs mineiras Sara, 40 anos, e Daniela, 42 anos, que tem o objetivo de incentivar a participação de crianças em ações sociais em Belo Horizonte (MG) e sua região metropolitana. A ideia existe há pouco mais de um ano, mas tem sua sementinha plantada sete anos atrás.
Quando a pequena Ana Morena, filha de Sara, tinha apenas 3 anos, a menina deu seus primeiros passos nas ações sociais com a famosa plaquinha de abraços grátis. Segundo a mamãe, a campanha teve que ser paralisada por causa da pandemia do novo coronavírus e todas as regras de distanciamento social.
Agora, com 10 anos, Ana Morena pode sair por Belo Horizonte e dar, além de comida, atenção, carinho e sorrisos para as pessoas em situação de rua da cidade. Para a menina, ajudar o próximo faz com que ela seja uma super-heroína.
O Kids Solidário conta com 20 crianças cadastradas no projeto. Foto: arquivo pessoal
“Eu sempre achei muito bom ajudar as pessoas. Ajudar as pessoas é uma forma de mudar o mundo delas. Tem muita gente passando por situação de rua e fico muito feliz de poder ajudá-las. Eu me sinto como super-heroína.”
Feito por crianças
Em entrevista ao Razões Para Acreditar, Sara explicou que apesar das crianças serem monitoradas por adultos durante as ações solidárias, a ideia é que eles façam tudo da maneira mais independente possível. “As crianças levam os alimentos para os moradores de rua, as crianças cuidam dos pets de moradores de rua”.
Para Dani, além da importância de ensinar as crianças sobre cuidar do próximo, a ligação dela com pessoas em situação de vulnerabilidade é maior por causa de sua sinceridade.
“O que a gente percebeu é que a criança é mais sincera. A reciprocidade é mais verdadeira do que a do adulto. O Kids Solidário veio com essa intenção. A Ana foi só a iniciativa.”
Crianças são as peças principais do projeto. Foto: arquivo pessoal
Atualmente, 20 crianças estão cadastradas no projeto, que garante alimentos, roupas e cestas básicas doações de amigos e parceiros do Kids Solidário (@KidsSolidario). Além das pessoas em situação de rua, as crianças também ajudam famílias em situação de vulnerabilidade.
Quer conhecer mais histórias inspiradoras? Dá o play!
SOCIAL – Razões para Acreditar