Moradores de um bairro inteiro se uniram para apoiar um jovem gay que foi ameaçado por vizinhos homofóbicos em Philip Island, na Austrália.
A tentativa de intimidar Mykey O’Halloran, de 29 anos, falhou miseravelmente, pois dezenas de pessoas – incluindo aqui famílias e crianças, – foram até a casa do rapaz para ajudá-lo a pintar sua casa com as cores do arco-íris, o maior símbolo da comunidade LGBT+.
Além disso, a galera fez questão de criar uma corrente de amor e solidariedade em torno de Mykey, para que ele nunca mais se sinta ameaçado e desamparado novamente.
Existe maior antídoto para a violência e o preconceito do que o amor? 💖
Fonte: Instagram – @unicorn_manes_bymykey
Em entrevista a um jornal local, Mykey se disse “impressionado” com a quantidade de amor que recebeu.
O rapaz trabalha como cabeleireiro, cujo salão, o ‘Unicorn Manes by Mykey’, é especializado em colorir cabelos, inclusive com as cores brilhantes e chamativas do arco-íris.
Em fevereiro deste ano, ele se mudou de Melbourne, metrópole cosmopolita, para um novo bangalô na cidade vizinha de Phillip Island, que tem cerca de 7 mil habitantes.
Feliz no novo cafofo, Mykey logo se tornou conhecido no bairro, graças ao cabelo sempre impecável e mega-colorido.
Uma publicação compartilhada por Unicorn_Manes/MykeyO’Halloran (@unicorn_manes_bymykey)
Não demorou muito para alguns vizinhos preconceituosos começassem a falar mal do cabeleireiro. Uma minoria, claro, mas ainda assim barulhenta.
Assim que descobriram que Mykey queria pintar sua casa com as cores do arco-íris, eles decidiram ‘tirar satisfações’ com o rapaz. Como se tivessem o direito de fazer isso, né?!
Os vizinhos argumentaram que isso ‘desvalorizaria’ as residências da área, o que a gente sabe que é pura balela. O conflito era pessoal, com forte viés discriminatório.
“Eram cinco homens batendo agressivamente na porta da frente da minha casa”, disse o jovem em um post no Facebook compartilhado em março. “Um ameaçou me matar se eu pintasse de arco-íris a minha casa, além de ter me xingado de maneira homofóbica!”
As ameaças pegaram Mykey de surpresa. Abalado, não conseguia entender porque tanto ódio… Ele havia se mudado para a ilha na esperança de ter um pouco de paz e sossego.
A polícia foi informada sobre o ocorrido e prendeu um homem de 23 anos por ameaça de morte e agressão. Ele era vizinho do cabeleireiro.
Eventualmente, Mykey se recusou a sentir-se intimidado e resolveu prosseguir com a ideia de pintar a casa do jeitinho que queria.
Fonte: Instagram – @unicorn_manes_bymykey
O caso de intimidação virou notícia na cidade e sensibilizou muita gente. Uma delas, dona de uma empresa de tintas, forneceu ao jovem cerca de 40 litros de tinta em todas as cores do arco-íris. Mais: dezenas de vizinhos do bairro se ofereceram para ajudá-lo a pintar a residência – de graça!
Foi algo lindo de se ver: mais de 100 pessoas apareceram ao longo dos dias para ajudar, por um pouquinho que fosse, tornando a tarefa mais rápida.
Jovem fez questão de pintar até o banheiro com as cores do arco-íris. Fonte: Instagram – @unicorn_manes_bymykey
“Foi fantástico. Algumas pessoas simplesmente vieram mostrar seu apoio e me dar um abraço. Tínhamos toda uma equipe de crianças envolvida, houve um churrasco”, disse ele feliz da vida. “Estou tão maravilhado com a quantidade de apoio e amor que existe nesta comunidade”, concluiu.
Olha só como a casinha do Mykey ficou chique! 😍😍😍
Fonte: Instagram – @unicorn_manes_bymykey
Aqui no Brasil, uma mamãe orgulhosa pintou a própria casa com as cores do arco-íris para homenagear seu filho LGBT. O caso aconteceu no Espírito Santo e você pode conferir a matéria completa clicando aqui. 🌈
SOCIAL – Razões para Acreditar